Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1922
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Welma Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-09-04T13:12:35Z-
dc.date.available2016-09-09-
dc.date.available2017-09-04T13:12:35Z-
dc.date.issued2016-09-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1922-
dc.description.abstractThis paper approaches an experience lived at the Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer da Paraíba (NACC), known as Casa da Criança com Câncer; linked to a Project from the PROLICEN / UFPB, under the coordination of Professor Ana Maria Coutinho Bernardo, during 2013, 2014 and 2015. This study aimed the development of educational practices from the perspective of learning to live with each other in that institution; emphasizing the importance of socialization and stimulating the comprehension and respect through storytelling and educational practices focused on solidarity. The theoretical and methodological mark substantiating the activities developed in this research are focused on studies of Paulo Freire, Jean Piaget and Lev Vygotsky, in order to promote the acceptance, respect and social inclusion through creative and enjoyable learning process. To achieve the objectives, it was promoted field research, supported by observations focused on children and adolescents in treatment and on the analysis of records of dialogues. It was also developed some work with the students of the Course of Full Degree in Education of the Federal University of Paraíba, aiming a better proximity to children and adolescents in order to promote the acceptance, respect and social inclusion through meaningful processes. The Project aimed to promote the right of self-determination, adaptation and development of children in treatment. The experiences during the research provided enriching moments for my education, allowing the development of educational practices that will contribute significantly in the student's life. The attentive and welcoming look are essential in the educator`s life, who has as his instruments the citizenship, the solidarity and the respect for an inclusive and qualified education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-04T13:12:35Z No. of bitstreams: 1 WFC09092016: 3798071 bytes, checksum: a27ff52c0c35176677b2f4bd79f2077e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-04T13:12:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WFC09092016: 3798071 bytes, checksum: a27ff52c0c35176677b2f4bd79f2077e (MD5) Previous issue date: 2016-09-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCriança com câncerpt_BR
dc.subjectEducarpt_BR
dc.subjectCuidarpt_BR
dc.subjectEducação especial-
dc.titleContribuições da pedagogia na casa da criança com câncer da Paraíba: de mãos dadas pela vidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Bernardo, Ana Maria Coutinho-
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de uma de experiência vivenciada no Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer da Paraíba (NACC), conhecida como Casa da Criança com Câncer; vinculado ao Projeto do PROLICEN/UFPB sob a Coordenação da Professora Doutora Ana Maria Coutinho Bernardo, referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver práticas educativas na perspectiva do aprender a conviver com o outro na referida instituição; ressaltando a importância da socialização e estimulando a compreensão e o respeito através de contação de histórias e práticas educativas centradas na solidariedade. O marco teórico-metodológico que fundamenta as atividades desenvolvidas nesta pesquisa estão centradas nos estudos de Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vygotsky, a fim de promover o acolhimento, o respeito e a inclusão social através do processo de aprendizagem criativa e prazerosa. Para alcançar os objetivos foi realizado uma pesquisa de campo, apoiado em observações centradas nas crianças e adolescentes em tratamento e na análise dos registros dos diálogos. Foi desenvolvido também, um trabalho com os discentes do Curso de Licenciatura Plena Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando uma maior proximidade com as crianças e adolescentes a fim de promover o acolhimento, o respeito e a inclusão social através de processos de aprendizagens significativas. Buscou-se promover a faculdade da autodeterminação, da adaptação e do desenvolvimento das crianças em tratamento. As experiências no decorrer da pesquisa proporcionaram momentos enriquecedores para minha formação acadêmica. Permitindo desenvolver práticas educativas que venham contribuir de forma significativa na vida do educando, seja em escolas ou instituições. O olhar atento e acolhedor são essenciais no dia a dia do educador, tendo como instrumento a cidadania, a solidariedade e o respeito por uma educação inclusiva e de qualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WFC090920163,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.