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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1922| Tipo: | TCC |
| Título: | Contribuições da pedagogia na casa da criança com câncer da Paraíba: de mãos dadas pela vida |
| Autor(es): | Carvalho, Welma Ferreira de |
| Primeiro Orientador: | Bernardo, Ana Maria Coutinho |
| Resumo: | O presente trabalho trata-se de uma de experiência vivenciada no Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer da Paraíba (NACC), conhecida como Casa da Criança com Câncer; vinculado ao Projeto do PROLICEN/UFPB sob a Coordenação da Professora Doutora Ana Maria Coutinho Bernardo, referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. O presente estudo teve como objetivo geral desenvolver práticas educativas na perspectiva do aprender a conviver com o outro na referida instituição; ressaltando a importância da socialização e estimulando a compreensão e o respeito através de contação de histórias e práticas educativas centradas na solidariedade. O marco teórico-metodológico que fundamenta as atividades desenvolvidas nesta pesquisa estão centradas nos estudos de Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vygotsky, a fim de promover o acolhimento, o respeito e a inclusão social através do processo de aprendizagem criativa e prazerosa. Para alcançar os objetivos foi realizado uma pesquisa de campo, apoiado em observações centradas nas crianças e adolescentes em tratamento e na análise dos registros dos diálogos. Foi desenvolvido também, um trabalho com os discentes do Curso de Licenciatura Plena Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), visando uma maior proximidade com as crianças e adolescentes a fim de promover o acolhimento, o respeito e a inclusão social através de processos de aprendizagens significativas. Buscou-se promover a faculdade da autodeterminação, da adaptação e do desenvolvimento das crianças em tratamento. As experiências no decorrer da pesquisa proporcionaram momentos enriquecedores para minha formação acadêmica. Permitindo desenvolver práticas educativas que venham contribuir de forma significativa na vida do educando, seja em escolas ou instituições. O olhar atento e acolhedor são essenciais no dia a dia do educador, tendo como instrumento a cidadania, a solidariedade e o respeito por uma educação inclusiva e de qualidade. |
| Abstract: | This paper approaches an experience lived at the Núcleo de Apoio a Crianças com Câncer da Paraíba (NACC), known as Casa da Criança com Câncer; linked to a Project from the PROLICEN / UFPB, under the coordination of Professor Ana Maria Coutinho Bernardo, during 2013, 2014 and 2015. This study aimed the development of educational practices from the perspective of learning to live with each other in that institution; emphasizing the importance of socialization and stimulating the comprehension and respect through storytelling and educational practices focused on solidarity. The theoretical and methodological mark substantiating the activities developed in this research are focused on studies of Paulo Freire, Jean Piaget and Lev Vygotsky, in order to promote the acceptance, respect and social inclusion through creative and enjoyable learning process. To achieve the objectives, it was promoted field research, supported by observations focused on children and adolescents in treatment and on the analysis of records of dialogues. It was also developed some work with the students of the Course of Full Degree in Education of the Federal University of Paraíba, aiming a better proximity to children and adolescents in order to promote the acceptance, respect and social inclusion through meaningful processes. The Project aimed to promote the right of self-determination, adaptation and development of children in treatment. The experiences during the research provided enriching moments for my education, allowing the development of educational practices that will contribute significantly in the student's life. The attentive and welcoming look are essential in the educator`s life, who has as his instruments the citizenship, the solidarity and the respect for an inclusive and qualified education. |
| Palavras-chave: | Criança com câncer Educar Cuidar Educação especial |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1922 |
| Data do documento: | 9-Set-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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