Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Amanda de Lima-
dc.creatorMangueira, Ana Carolina da Silva-
dc.creatorMarques, Elane Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-04T13:49:15Z-
dc.date.available2017-01-24-
dc.date.available2017-09-04T13:49:15Z-
dc.date.issued2017-01-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1923-
dc.description.abstractThe main focus of this paper is to present data to the teacher better understand what is autism. Working with autism has been very little explored in society and is poor information for the help of pedagogues. Autistics are part of the group of persons with disabilities, and in need of special and inclusive education for better development. The theme on which we work, "The Role of Educator in the Development of Autistic Children in Municipal Reference Center for Persons with Disabilities Inclusion" aims to understand the importance of the teacher in the development of autistic children. For this, we used questionnaires, interviews and observation as research tools, and build a qualitative analysis for the data that have been obtained from the field research. One of the most cited theoretical construction of this CBT was Leo Kanner, who was one of the first researchers to investigate autism, and helped us understand how were the first discoveries on the subject autism, and the resulting changes to date, realized the observations made in our search field. We understand from the studies that the teacher is crucial for cognitive, social and motor development of children with autism. So you see the importance of specific courses and training for teachers who will work with autistic children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-04T13:49:15Z No. of bitstreams: 1 ALF24012017: 844012 bytes, checksum: ad212585a352c66aeba12797b582b9d4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-04T13:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALF24012017: 844012 bytes, checksum: ad212585a352c66aeba12797b582b9d4 (MD5) Previous issue date: 2017-01-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO papel do pedagogo no desenvolvimento da criança autista no centro de referência municipal de inclusão para pessoa com deficiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO enfoque principal deste trabalho é apresentar dados para que o pedagogo compreenda melhor o que é o autismo. O trabalho com autistas vem sendo muito pouco explorado na sociedade e é pobre de informações para o auxílio dos pedagogos. Os autistas fazem parte do conjunto de pessoas com deficiências, precisando assim de uma educação especial e inclusiva para um melhor desenvolvimento. O tema no qual trabalhamos, “O Papel do Pedagogo no Desenvolvimento da Criança Autista no Centro de Referência Municipal de Inclusão Para Pessoa com Deficiência” tem como objetivo principal compreender a importância do pedagogo no desenvolvimento das crianças autistas. Para isso, utilizamos questionários, entrevistas e observação como instrumentos de pesquisa, e construímos uma análise qualitativa referente aos dados que foram obtidos com a pesquisa de campo. Um dos teóricos mais citados para construção deste TCC foi Léo Kanner, que foi um dos primeiros pesquisadores a investigar o autismo, e nos ajudou a compreender como foram as primeiras descobertas sobre o assunto autismo, e as mudanças decorrentes até hoje, percebido nas observações feitas no nosso campo de pesquisa. Compreendemos com os estudos realizados que o pedagogo é de fundamental importância para o desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças autistas. Por isso se vê a importância de cursos e treinamentos específicos para os pedagogos que irão trabalhar com as crianças autistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALF24012017824,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.