Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19250| Tipo: | TCC |
| Título: | Conteúdo programático função à luz de uma perspectiva de análise do livro didático de matemática |
| Autor(es): | Santos, Thiago Alexandre Agustinho dos |
| Primeiro Orientador: | Dantas, Edison Thadeu Bichara |
| Resumo: | Este Trabalho se trata da análise de três unidades, sobre conteúdo programático de função, integrante do livro didático de Matemática do 1º ano de ensino médio, intitulado Contexto e Aplicações do autor Luiz Roberto Dante. A referida análise foi realizada com base em critérios pré-estabelecidos. O objetivo foi o de nortear uma provável escolha do referido texto pelo docente, além de verificar se o conteúdo em apreço é consonante com o pensamento de alguns dos teóricos pesquisadores do processo de instrução. No procedimento de análise realizado constatamos que o autor obteve sucesso no que diz respeito à estruturação do conteúdo de interesse, pois o material possui uma grande quantidade e variedade de exercícios, uma linguagem simples e objetiva, ilustrações e representações simbólicas bastante eficazes que fazem com que o aluno tenha interesse na leitura, podendo assim potencializar o seu conhecimento. |
| Abstract: | This work is about the analysis of three units, about the programmatic content of function, part of the Mathematics textbook from the 1st year of high school, entitled Context and Applications of the author Luiz Roberto Dante. An analysis was carried out based on pre-selected criteria. The objective was to guide a likely choice of said text by the teacher, in addition to verifying whether the content in question is in line with the thinking of some of the research theorists of the execution process. In the analysis procedure performed, we found that the author was successful in structuring the content of interest, as the material has a large number and variety of exercises, a simple and objective language, descriptions and symbolic representations that are very effective, which make the student has an interest in reading, thus being able to enhance his knowledge. |
| Palavras-chave: | Análise do livro didático - Funções Funções |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Matemática |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19250 |
| Data do documento: | 11-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TAAS30012021.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
