Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19251
Tipo: | TCC |
Título: | O processo avaliativo da matemática durante o período de ensino remoto emergencial |
Autor(es): | Souza, Julyanna Januário do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Freitas, Keilla Rebeka Simões Oliveira de |
Resumo: | O presente estudo buscou entender como tem sido desenvolvido o processo avaliativo da disciplina de matemática em tempos de ensino remoto emergencial, devido à pandemia causada pela COVID-19. Para esse fim, utilizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um formulário eletrônico, tendo como critério de seleção a participação de professores de matemática que fossem atuantes nesse período. A pesquisa contou com a participação de 11 professores, 8 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, que lecionam em turmas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas e particulares dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. O formulário apresentou questões a respeito dos dados sociodemográficos dos mesmos e também algumas questões subjetivas acerca do processo avaliativo. A metodologia utilizada nesse estudo foi baseada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que uma das maiores dificuldades apontadas pelos professores no processo de ensino-aprendizagem dos alunos foi a falta de acesso às ferramentas e plataformas digitais. Outra problemática encontrada no estudo consistiu na falta de motivação por parte dos alunos em acompanharem e realizarem as atividades propostas pelos professores, por conta de diferentes questões trazidas pela pandemia e o ensino remoto, o que consiste em mais um desafio para os professores nesse contexto, pois é a partir dos resultados encontrados nas atividades que eles podem investigar e entender as dificuldades de seus alunos e a partir delas planejar e ministrar sua aulas de maneira a facilitar o ensino, em especial da matemática. |
Abstract: | The present study sought to understand how the evaluation process of the mathematics discipline has been developed in times of emergency remote teaching, due to the pandemic caused by COVID-19. For this purpose, a qualitative research was used by means of an electronic form, having as selection criteria the participation of mathematics teachers who were active in that period. The survey was attended by 11 teachers, 8 male and 3 female, who teach in classes of the final years of elementary and high school , from public and private schools in the states of Paraíba and Rio Grande do Norte. The form presented questions about their sociodemographic data and also some subjective questions about the evaluation process. The methodology used in this study was based on the content analysis proposed by Bardin (2011). The results obtained in the research showed that one of the greatest difficulties pointed out by teachers in the students' teaching-learning process was the lack of access to digital tools and platforms. Another problem found in the study was the lack of motivation on the part of students to follow and carry out the activities proposed by teachers, due to different issues brought about by the pandemic and remote education, which is yet another challenge for teachers in this context, as it is from the results found in the activities that they can investigate and understand the difficulties of their students and from them plan and teach their classes in order to facilitate teaching, especially mathematics. |
Palavras-chave: | Ensino remoto Processo avaliativo da matemática Método de ensino-aprendizagem - Aulas virtuais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19251 |
Data do documento: | 3-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JJNS30012021.pdf | 633,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.