Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19267
Tipo: TCC
Título: Gira Contos: arte afrocentrada na performance Dona Maria do Doce
Título(s) alternativo(s): Gira Contos: afrocentric art in the performance Dona Maria do Doce
Autor(es): Santos, Fernanda Mara Ferreira
Primeiro Orientador: Oliveira, Victor Hugo Neves de
Resumo: O presente trabalho é uma reflexão e análise da performance “Dona Maria do Doce” criada por mim e desenvolvida em grupo pelos integrantes do Gira Contos Contadores de Histórias entre os anos de 2012 até 2018. Tal iniciativa foi desenvolvida ao longo de minha trajetória acadêmica e profissional junto aos movimentos sociais de Negros (as), comunidades tradicionais, ambientes de educação formais e não formais no estado da Paraíba. Utillizando-me da pesquisa bibliográfica para desenvolver os argumentos que norteiam as experiências relatadas neste trabalho, apoio-me nas obras e publicações de intelectuais negras(os) que defendem o pensamento Afrocentrado enquanto abordagem epistemológica. No intuito de contribuir para a produção acadêmica acerca dos estudos em artes cênicas, apresento o referido trabalho como resultado de um processo criativo emancipatório, transformador em arte e educação levando em consideração minhas vivências enquanto artista, estudante/educadora e mulher negra.
Abstract: The present work is a reflection and analysis of the performance “Dona Maria do Doce” created by me and developed in a group by the members of Gira Contos Storytellers between the years 2012 to 2018. This initiative was developed throughout my academic trajectory and professional with the social movements of Blacks, traditional communities, formal and non-formal education environments in the state of Paraíba. Using bibliographic research to develop the arguments that guide the experiences reported in this work, I rely on the works and publications of black intellectuals who defend Afrocentric thinking as an epistemological approach. In order to contribute to the academic production about studies in the performing arts, I present this work as a result of an emancipatory creative process, transforming art and education taking into account my experiences as an artist, student / educator and black woman.
Palavras-chave: Artes Cênicas
Arte e Educação
Contação de histórias - Cultura Africana
Performance
Afrocentricidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19267
Data do documento: 6-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMFS03022021.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons