Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19268
Tipo: TCC
Título: A influência dos jogos no aprimoramento das habilidades matemáticas em alunos do ensino médio: um estudo de caso nas Escolas Cidadãs Integrais da região do brejo paraibano
Autor(es): Gomes, Romário da Silva
Primeiro Orientador: Duarte Filho , Jorge Costa
Primeiro Coorientador: Costa Neto, Oswaldo Evaristo da
Resumo: O presente trabalho veio discutir as implicações que os jogos lúdicos promoveram nas habilidades dos alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida do município de Pirpirituba, no Estado da Paraíba. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico, acostado com os estudos de Mesquita Filho (2004), Gonsalves (2003), Lima (2009), Guará (2006), Costa (2001), Leite (2019), Silva (2016), D’ Ambrósio (2012), Pontes (2018), Kishimoto (2011), De Paulo (2017), Antunes (2011), dentre outros autores no sentido de embasarmos nossa pesquisa e, em seguida passamos a fazer intervenções na referida unidade de ensino. Por conta da pandemia da Covid19, a metodologia da pesquisa consistiu na coleta de dados através de bibliografias sobre o tema e aplicação de questionário online para dezenove docentes de escolas cidadãs integrais/técnicas da 2ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. A interpretação e tratamento dos dados deu-se através de abordagem qualitativa, através de estatística descritiva simples com uso de gráficos e, qualitativa por meio da análise do discurso dos principais entrevistados. Os principais resultados das entrevistas foram os seguintes: A maioria dos professores aprova a proposta pedagógica do ensino médio integral implementado na Paraíba, de modo especial tem uma melhoria significativa nos índices avaliativos, por outro lado, questionam a falta de condições físicas e carga horária exaustiva. Em síntese, este trabalho tornase relevante por fazer uma abordagem sobre os jogos, os quais têm a função de colocar de forma prática quando bem planejados em conjunto do professor, conjuntamente com o suporte da coordenação pedagógica, há um estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração.
Abstract: O presente trabalho veio discutir as implicações que os jogos lúdicos promoveram nas habilidades dos alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida do município de Pirpirituba, no Estado da Paraíba. Inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico, acostado com os estudos de Mesquita Filho (2004), Gonsalves (2003), Lima (2009), Guará (2006), Costa (2001), Leite (2019), Silva (2016), D’ Ambrósio (2012), Pontes (2018), Kishimoto (2011), De Paulo (2017), Antunes (2011), dentre outros autores no sentido de embasarmos nossa pesquisa e, em seguida passamos a fazer intervenções na referida unidade de ensino. Por conta da pandemia da Covid19, a metodologia da pesquisa consistiu na coleta de dados através de bibliografias sobre o tema e aplicação de questionário online para dezenove docentes de escolas cidadãs integrais/técnicas da 2ª Gerência Regional de Educação da Paraíba. A interpretação e tratamento dos dados deu-se através de abordagem qualitativa, através de estatística descritiva simples com uso de gráficos e, qualitativa por meio da análise do discurso dos principais entrevistados. Os principais resultados das entrevistas foram os seguintes: A maioria dos professores aprova a proposta pedagógica do ensino médio integral implementado na Paraíba, de modo especial tem uma melhoria significativa nos índices avaliativos, por outro lado, questionam a falta de condições físicas e carga horária exaustiva. Em síntese, este trabalho tornase relevante por fazer uma abordagem sobre os jogos, os quais têm a função de colocar de forma prática quando bem planejados em conjunto do professor, conjuntamente com o suporte da coordenação pedagógica, há um estímulo ao desenvolvimento do raciocínio lógico e da concentração.
Palavras-chave: Jogos matemáticos
Raciocínio lógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19268
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSG29012021.pdf826,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.