Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19314
Tipo: Dissertação
Título: Democratização do ensino superior: o que nos diz o caso de Santana de Mangueira – PB?
Autor(es): Lima, Efraim Leite de
Primeiro Orientador: Calaça, Suelidia Maria
Resumo: Este trabalho aborda o fenômeno da expansão/democratização do ensino superior brasileiro entre 2003 e 2010. Objetiva-se compreender quais os desdobramentos desse fenômeno no município de Santana de Mangueira – PB. Trata-se de uma pesquisa eminentemente qualitativa, com utilização simultânea de recursos quantitativos. Aplicou-se os preceitos do estudo de caso para aprofundar a compreensão do acesso à educação na região pesquisada. Considera-se democrático o ensino superior cujas oportunidades de acesso são iguais para todos e a população universitária retrata adequadamente a diversidade da sociedade. Fez-se uma análise do contexto atual do ensino superior, das razões para democratiza-lo, de suas origens e caráter elitista, da Reforma Universitária de 1968 e dos desdobramentos das políticas públicas de democratização do acesso, principalmente do REUNI, do PROUNI e do FIES. Para responder ao problema da pesquisa, discutiu-se os dados educacionais do município de Santana de Mangueira – PB a partir dos dois últimos Censos Demográficos, de 2000 e 2010. Embora num contexto desfavorável, marcado pela pobreza, pela desigualdade social e por baixos índices de escolaridade, as políticas de democratização ampliaram significativamente o acesso à educação superior. Em relação às pessoas com 25 anos ou mais de idade, o nível de instrução da população progrediu de apenas 3 pessoas com mais de 15 anos de estudos, no ano 2000, para expressivas 101 pessoas com superior completo, em 2010.
Abstract: This paper discusses the phenomenon of expansion/democratization of Brazilian higher education between 2003 and 2010. The objective is to understand the consequences of this phenomenon in the municipality of Santana de Mangueira-PB. This is an eminently qualitative research, with simultaneous use of quantitative resources. The precepts of the case study were applied to deepen the understanding of access to education in the researched region. Higher education is considered democratic, whose access opportunities are equal for all and the university population adequately portrays the diversity of society. An analysis of the current context of higher education, the reasons for democratizing it, its origins and elitist character, the university reform of 1968 and the consequences of public policies for democratization of access, mainly of the REUNI, of the PROUNI and the FIES. To answer the research problem, we discussed the educational data of the municipality of Santana de Mangueira-PB from the last two demographic censuses, 2000 and 2010. Although in an unfavorable context, marked by poverty, social inequality and low levels of schooling, democratisation policies have significantly increased access to higher education. In relation to people aged 25 years or over, the level of education of the population progressed from only 3 people with more than 15 years of study, in the year 2000, for expressive 101 people with complete superior, in 2010.
Palavras-chave: Direito à educação
Igualdade distributiva das oportunidades
Democratização do acesso ao ensino superior
Right to education
Distributive equality of opportunities
Democratization of access to higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19314
Data do documento: 31-Jul-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EfraimLeiteDeLima_Dissert.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons