Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19329
Tipo: TCC
Título: Inclusão no ensino superior: percepções de uma estudante com Transtorno do Espectro do Autismo em universidade pública paraibana
Autor(es): Almeida, Priscilla Regina Barbosa de
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo caracteriza-se por dificuldades na comunicação, verbal ou não-verbal, bem como pela manifestação de comportamentos com interesses em atividades restritas e repetitivas. Compreendendo que esta condição está cada vez mais presente nos indivíduos que adentram o espaço acadêmico, sendo neste caso, a universidade, este trabalho teve como objetivo discutir as possibilidades de inclusão e acessibilidade de uma estudante com o transtorno do espectro do autismo no ensino superior. Pretendeu-se ainda, compreender sua implicação no espaço universitário e a reflexão sobre a legislação e políticas públicas destinadas ao público-alvo desta pesquisa. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e, devido a situação ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, utilizamos como instrumento para coleta de dados a aplicação de um questionário online com uma estudante com transtorno do espectro do autismo matriculada em uma universidade pública do estado da Paraíba. Os dados analisados revelam que a aluna investigada vivenciou um processo desafiador tendo em vista seu acesso e permanência no ensino superior. Ainda assim, a mesma afirma que possui contato satisfatório com seu aluno apoiador e com seus professores. Para ela também ocorre o mesmo em relação a compreensão/assimilação dos conteúdos. Já no tocante à relação com os colegas da turma a estudante revela que este contato se dá de forma bastante satisfatória. Apesar de todas essas questões apontarem para uma permanência razoável na universidade, a aluna relatou que enfrentou barreiras no decorrer de sua trajetória acadêmica, caracterizando-as como pequenos impedimentos. As falas da aluna trouxeram uma maior clareza no tocante a necessidade da implementação de medidas visando assegurar inclusão e acessibilidade no ensino superior. Reafirmo, finalmente, que, apesar dos inúmeros desafios apontados por esta pesquisa em relação ao percurso acadêmico de estudantes com transtorno do espectro do autismo, é possível encontrar caminhos que assegurem a inclusão e acessibilidade destes estudantes.
Abstract: Autism Spectrum Disorder is characterized by difficulties in communication, verbal or non-verbal, as well as by the manifestation of behaviors with interests in restricted and repetitive activities. Understanding that this condition is increasingly present in individuals who enter the academic space, being in this case, the university, this study aimed to discuss the possibilities of inclusion and accessibility of a student with the autism spectrum disorder in higher education. It was also intended to understand its implication in the university space and the reflection on legislation and public policies aimed at the target audience of this research. To this end, we conducted a qualitative research and, due to the situation caused by the pandemic of the new coronavirus, we used as an instrument for data collection the application of an online questionnaire with a student with autism spectrum disorder enrolled in a public university in the state of Paraíba. The analyzed data reveal that the investigated student experienced a challenging process in view of her access and permanence in higher education. Even so, she states that she has satisfactory contact with her supporting student and with her teachers. For her, the same thing happens in relation to the understanding / assimilation of the contents. Regarding the relationship with classmates, the student reveals that this contact takes place in a very satisfactory way. Despite all these questions pointing to a reasonable stay at the university, the student reported that she faced barriers during her academic career, characterizing them as small impediments. The student's statements brought greater clarity regarding the need to implement measures to ensure inclusion and accessibility in higher education. Finally, I reaffirm that, despite the numerous challenges pointed out by this research in relation to the academic path of students with autism spectrum disorder, it is possible to find ways that ensure the inclusion and accessibility of these students.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo
Inclusão
Ensino superior
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19329
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRBA08022021.pdf438,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons