Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19361
Tipo: TCC
Título: Ensino de acordeom online: dois estudos de caso
Título(s) alternativo(s): Online accordion teaching: two case studies
Autor(es): Sousa, Izabella Raiane Ferreira de
Primeiro Orientador: Garcia, Marcos da Rosa
Resumo: Esse trabalho tem como foco principal discutir acerca do ensino de acordeom no contexto da educação musical a distância, online, buscando compreender como acontece esse processo de ensino. Para entendermos mais sobre esse assunto, tivemos como questão norteadora o seguinte problema de pesquisa: Como se desenvolve a prática pedagógica de dois professores nas aulas virtuais de acordeom? Assim, tivemos como objetivo geral: compreender como ocorre a prática pedagógica de dois professores de acordeom em suas aulas virtuais. Ainda foram como objetivos específicos: discutir concepções de educação musical a distância online com base em diferentes autores, analisar as metodologias utilizadas para o ensino de sanfona em suas aulas virtuais, verificar os recursos e materiais utilizados para o ensino e prática de sanfona nas aulas virtuais, além de identificar as principais potencialidades e dificuldades encontradas nesse processo de ensino online. Foram realizados dois estudos de caso, compreendendo a prática pedagógica de dois professores de acordeom. Para isto, realizamos a pesquisa bibliográfica, coletamos os dados através de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental, e em seguida os dados foram transcritos e analisados. A partir das discussões realizadas neste trabalho, entendemos que o ciberespaço tem sido um ambiente relevante para alunos, professores e músicos, proporcionando diálogos, e fomentando a área acordeonística. De acordo com os entrevistados, as aulas acontecem através de plataformas digitais, videoconferências e compartilhamento de vídeos e materiais de estudos, com o foco em desenvolver a autonomia do aluno em seu fazer musical e trabalhar repertórios populares regionais, criando estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação.
Abstract: This work has as main focus to discuss about teaching accordion in the context of music education at a distance, online, trying to understand how this teaching process happens. In order to understand more about this subject, we have as a guiding question in the following research problem: How to develop the pedagogical practice of two teachers in virtual accordion classes? Thus, we obtained as a general objective: to understand as pedagogical practice of two accordion teachers in their virtual classes. The specific objectives were also: to discuss online music education concepts based on different authors, to analyze the methodologies used for teaching accordion in their virtual classes, to verify the resources and materials used for teaching and practicing accordion in virtual classes. In addition to identifying the main potentialities and difficulties found in this online teaching process. Two case studies were carried out, comprising the pedagogical practice of two accordion teachers. For this, we performed the bibliographic research, collected the data through semi structured specifications and documentary research, and then the data were transcribed and dissipated. From those carried out in this work, we understand that cyberspace has been a relevant environment for students, teachers and musicians, providing dialogues, and fostering an accordionistic area. According to the interviewees, as classes take place through digital platforms, videoconferences and sharing of videos and study materials, with a focus on developing the student's autonomy in their music making and working on popular regional repertoires, creating pedagogical rules mediated by digital information and communication.
Palavras-chave: Música - Ensino
Acordeom - Ensino
Educação musical
Acordeom - Ensino virtual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19361
Data do documento: 13-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRFS09022021.pdf2,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons