Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19362
Tipo: | TCC |
Título: | Choro cantado:características interpretativas da voz no gênero |
Título(s) alternativo(s): | Singing cry: interpretative characteristics of the voice in the genre |
Autor(es): | Silva, Andiara Maria Moreira |
Primeiro Orientador: | Villar, Maria Gabriella Cavalcante |
Resumo: | Este trabalho tem a intenção de apresentar características vocais no choro cantado. Para isso faço uma breve digressão no tempo e nos ritmos ancestrais que deram origem ao choro, e como, de uma maneira de se fazer instrumental, abriu-se caminho para fazê-lo de forma cantada. Após tal prática ser levada às rádios e gravadoras, um material de grandes desafios técnicos serviu de ferramenta para o ensino e aprendizagem do gênero cantado. Gravações essas, que para a presente pesquisa, foram de grande valor por conta do tipo de análise feita, por meio da escuta de algumas performances selecionadas, a qual chamamos de análise aural baseada em (CANAUD, 2016, p. 63). A pesquisa também conta com um estudo de três casos, em que por meio de uma entrevista semiestruturada pude coletar dados de extrema importância, que buscassem responder ao meu problema de pesquisa: Como se caracteriza a voz no choro cantado? Buscando investigar como se deu o contato com o gênero na vida dessas cantoras, os desafios técnicos que tal repertório trouxe para as suas práticas de estudo, seja ele formal ou informal, e como o choro cantado refletiu em suas vidas profissionais de maneira individual e de maneira coletiva. Diante disso, a presente pesquisa observou que a voz no choro é caracterizada pela destreza na execução dos seguintes aspectos: controle respiratório, dicção, sustentação, articulação, agilidade, afinação precisa, emissão vocal e uma boa percepção auditiva. |
Abstract: | The aim of this work is to present the vocais caractheristics of the sung choro. In order to accomplish that, I decided to approach them by making a digression not only into time but also into the ancestrais rhythms that gave rise to it. As it was instrumental, a sung way was paved for given such condition. After taking this pratice to the radio and record companies, a material of big technical challenges, served as a tool for teaching and learning the sung genre. The mentioned recordings were quite useful for this research, dueto the type of analysis made, through listening to selected performances which are called aural analysis. The research also has a study of three cases, where through a semi-structured interview, I was able to collect extremely important data, which could be used to answer my research problem: How is the voice characterized in the sung choro? By seeking to investigate how the contact with given genre took place in the lives of these singers, the technical challenges that this repertoire brought to their study practices, either formal or informal, and how the sung choro reflected in their professional lives individually and in a collective way. To conclude, the present research observed that the voice in choro is characterized by the ability to perform the following aspects: respiratory control, diction, articulation, agility, precise tuning, vocal emission and a good auditory perception. |
Palavras-chave: | Música - Ensino Voz - Estudo do choro Choro cantado Voz - Choro - Interpretação Choro - Cantoras Choro - Aprendizagem musical |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Musical |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19362 |
Data do documento: | 17-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMMS10022021.pdf | 9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons