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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19426
Tipo: Tese
Título: Marcos desenvolvimentais das funções executivas na infância
Autor(es): Dias, Émille Burity
Primeiro Orientador: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
Resumo: O presente trabalho trata das funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) na infância, e tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento das funções executivas. Este trabalho foi organizado em três partes, a saber: 1) Considerações teóricas sobre o tema; 2) Desempenho das FEs nos grupos de idade; 3) Análise da estrutura de desenvolvimento das FEs. A amostra foi composta por 120 crianças de ambos os sexos, entre 7 e 11 anos, com idade média de 8,96 anos (dp = 1,42). Sendo 47,5% do sexo masculino. As crianças foram distribuídas em cinco grupos, correspondentes a suas idades, cada grupo com em média 20 crianças. Foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, matrizes progressivas de Raven, teste de atenção por cancelamento, dígitos ordem direta e indireta, teste de cinco dígitos, teste de trilhas, stroop versão Victória. Foi utilizado o software SPSS para efetuar as análises descritivas (médias, desvios-padrão, frequências, porcentagens) e análise inferencial: teste de correlação de Pearson, Manova, Teste t, e regressão múltipla. Também foi utilizado o Rstudio para execução de análise fatorial confirmatória. Como resultados principais destaca-se que as crianças mais velhas e de anos escolares mais avançados apresentam melhores índices de funções executivas. Sendo a variável que melhor explica o desempenho em funções executivas o ano escolar e a capacidade de atenção seletiva. Entre 7 e 11 anos observa-se estrutura de desenvolvimento bifatorial
Abstract: This paper deals with executive functions (working memory, inhibitory control and cognitive flexibility) in childhood, and its main objective is to analyze the development of executive functions. This paper was organized in three parts, as follows: 1) Theoretical considerations on the subject; 2) Performance of EFs in age groups; 3) Analysis of the development structure of SFs. One sample consisted of 120 children of both sexes, between 7 and 11 years old, with an average age of 8.96 years (sd = 1.42). Being 47.5% male. As children were divided into five groups, corresponding to their ages, each group with an average of 20 children. The following instruments were used: somiodemographic questionnaire, Raven progressive matrices, cancellation attention test, direct and indirect order digits, five-digit test, trail test and victorious version. SPSS software was used to perform descriptive analyzes (means, standard deviations, frequencies, percentages) and inferential analyzes: Pearson's correlation test, Manova, t-test and dynamic regression. It was also used or Rstudio to perform confirmatory factor analysis. As the main results are displayed as older children and older years present the best rates of executive functions. Being a variable that best explains the performance in executive functions or school year and the capacity of selective attention. Between 7 and 11 years, a bifactorial developmental structure is observed.
Palavras-chave: Funções executivas
Memória de trabalho
Controle inibitório
Flexibilidade cognitiva
Infância
Análise fatorial confirmatória
Desenvolvimento
Executive functions
Inhibitory control
Working memory
Cognitive flexibility
Confirmatory factor analysis
Development
Childhood
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19426
Data do documento: 27-Set-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós Graduação em Neurociências Cognitiva e Comportamento

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