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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19450
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Fernanda Hellen Gomes Vieira da-
dc.date.accessioned2021-02-18T13:03:12Z-
dc.date.available2021-02-18-
dc.date.available2021-02-18T13:03:12Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19450-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-02-18T13:03:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FHGVC18022021.pdf: 567042 bytes, checksum: 422a51df60f011668029e73557324da2 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPedagogia - histórico-críticapt_BR
dc.titleAlfabetização histórico-crítica: uma outra via de ensinopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Baptista, Maria das Graças de Almeida-
dc.description.resumoNa atualidade, as teorias que têm orientado a formação inicial e continuada quanto ao tema da alfabetização ora caminham no sentido do construtivismo, ora no do letramento. A presente pesquisa tem como objetivo geral defender uma proposta de aquisição inicial da leitura e da escrita na perspectiva histórico-crítica como possibilidade de acesso do sujeito ao conhecimento crítico. Para o desenvolvimento do trabalho são apresentadas as perspectivas hegemônicas, construtivista e de letramento, e a contra-hegemônica, histórico-crítica, sinalizando, dialeticamente, o movimento histórico do processo de alfabetização no Brasil e no mundo. A emersão do letramento no cenário educacional, conciliado ao pensamento construtivista de alfabetização possibilita problematizarmos o fato de tais perspectivas não apresentarem em seus fundamentos e suas finalidades o compromisso com uma educação aliada à luta de classes e que possa atuar em direção à superação da sociedade capitalista. A partir dessa perspectiva crítica e de sua ênfase na importância do acesso aos conhecimentos científicos, compreendemos que, no processo de viabilizar a apropriação da leitura e da escrita, é necessário intencionalidade e uma organização do ensino que articule conteúdo, forma e destinatário. Assim, poderemos desenvolver esses conhecimentos com os/as alunos/as, especialmente os/as das camadas populares. Para o desenvolvimento da presente investigação, a pesquisa segue a abordagem qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico, tendo o materialismo histórico dialético como método. Nesse sentido, recorremos aos seguintes referenciais teóricos: Coelho (2016); Brotto (2013); Dangió e Martins (2015); Ferreiro e Teberosky (1999); Kleiman (2007); Marsiglia e Saviani (2017); Marsiglia (2011); Mendonça e Mendonça (2011); Mortatti (2006); Soares (2004, 2012, 2016, 2017); Saviani (2013, 2019); Vigotski (2007); Baptista (2012) e Terra (2013). Como resultado principal apontamos que somente com uma proposta pedagógica de aquisição inicial da leitura e da escrita, enquanto processo de apropriação do conhecimento (elementos culturais) produzido e acumulado historicamente pela humanidade, podemos possibilitar uma educação crítica, revolucionária e emancipadora. Dessa forma, defendemos a concepção histórico-crítica como uma via contra-hegemônica orientadora do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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