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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19453
Tipo: TCC
Título: Eficiência dos gastos públicos com educação básica na Paraíba: uma análise nas esferas municipais
Autor(es): Coutinho, Emilly Coeli da Silva
Primeiro Orientador: Moraes, Edson Franco de
Resumo: O presente estudo buscou identificar o nível de eficiência na aplicação dos recursos públicos destinados à educação básica da rede pública municipal da Paraíba em 2019, considerando que a área da educação é uma das que mais recebe recursos públicos, bem como sua relevância para garantir o desenvolvimento da sociedade. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental e descritiva com abordagem quantitativa, uma vez que foi utilizado o método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA), com o modelo Variable Returns to Scale (VRS), e orientação a output, pois se fundamenta na maximização dos resultados gerados, dados os insumos utilizados. O dado utilizado como input foi o gasto médio por aluno, encontrado a partir da razão entre o valor das despesas empenhadas na função educação e o total de matrículas na rede municipal de ensino. Os dados utilizados como outputs foram os Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos iniciais e finais do ensino fundamental de cada município. Os resultados evidenciaram que o grau médio de eficiência na aplicação dos recursos na educação básica para os municípios paraibanos foi de 0,7818. Apenas seis municípios (3,2%) foram considerados como benchmarks e a maioria está localizada na mesorregião do Sertão paraibano. O maior número de municípios (56,4%) apresentou nível de ineficiência moderada. Em seguida, 37,2% dos municípios apresentaram ineficiência fraca. Seis municípios (3,2%) apresentaram ineficiência forte, em sua maioria localizados na mesorregião da Mata Paraibana.
Abstract: The present study aimed to identify the level of efficiency in the application of public resources destined to basic education in the municipal public network of Paraíba in 2019, considering that the area of education is one of the ones that receives the most public resources, as well as its relevance for guarantee the development of society. The research is characterized as bibliographic, documentary and descriptive with a quantitative approach, since the non-parametric method of Data Envelopment Analysis (DEA) was used, with the Variable Returns to Scale (VRS) model, and orientation to output, as it is based on maximizing the results generated, given the inputs used. The data used as an input was the average expenditure per student, found from the ratio between the amount of expenses committed to the education function and the total enrollment in the municipal school system. The data used as outputs were the Basic Education Development Index (IDEB) for the initial and final years of elementary education in each municipality. The results showed that the average degree of efficiency in the application of resources in basic education for the municipalities of Paraíba was 0.7818. Only six municipalities (3.2%) were considered as benchmarks and the majority is located in the Paraíba's Sertão mesoregion. The largest number of municipalities (56.4%) had a moderate level of inefficiency. Then, 37.2% of the municipalities showed weak inefficiency. Six municipalities (3.2%) showed strong inefficiency, mostly located in the mesoregion of Mata Paraibana.
Palavras-chave: Eficiência dos gastos públicos
Educação
DEA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Departamento de Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19453
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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