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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19455
Tipo: | TCC |
Título: | Nível de educação financeira de alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba |
Autor(es): | Castro Júnior, Davi Francisco de |
Primeiro Orientador: | Silva, Danielle Karla Vieira e |
Resumo: | A educação financeira não tem como propósito único, poupar dinheiro e juntar riqueza, mas também ter uma garantia caso aconteçam imprevistos no futuro, sem deixar de aproveitar o agora. Esta pesquisa teve por objetivo mensurar o nível de educação financeira dos alunos do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba, mais especificamente dos cursos de Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis e Economia. Para alcançar tal objetivo, foi inicialmente realizada uma pesquisa com estudos anteriores sobre o tema. Posteriormente foi realizada uma pesquisa de levantamento tipo survey, quantitativa, descritiva utilizando um questionário que abordou questões de atitude, comportamento e conhecimento financeiro onde 54 alunos formaram a amostra. Em seguida, após relacionar com as variáveis, os resultados (em forma de porcentagem) foram comparados com um indicador que permite classificar se a amostra possui baixo ou alto nível de alfabetização financeira e determinaram que elas influenciam os resultados. A partir da análise das respostas foi identificado o grau de alfabetização financeira resultou em 61,56%, um nível baixo, porém aceitável. O estudo concluiu que os alunos dos cursos estudados precisam melhorar seus níveis de atitude e comportamento financeiro, já que nos quesitos de conhecimento financeiro, obtiveram um bom resultado. |
Abstract: | Financial education does not have the sole purpose of saving money and adding wealth, but also having a guarantee in case unforeseen events happen in the future, while taking advantage of the now. This research aimed to measure the level of financial education of students at the Social Sciences Center of the Federal University of Paraíba, more specifically in the Administration, Actuarial Science, Accounting and Economics courses. To achieve this goal, a research was initially carried out with previous studies on the topic. Subsequently, a quantitative, descriptive survey was conducted using a questionnaire that addressed questions of attitude, behavior and financial knowledge where 54 students formed the sample. Then, after relating them to the variables, the results (as a percentage) were compared with an indicator that allows classifying whether the sample has low or high levels of financial literacy and determined that they influence the results. From the analysis of the responses, the degree of financial literacy was identified, resulting in 61.56%, a low, but acceptable level. The study concluded that the students of the courses studied need to improve their levels of attitude and financial behavior, since in terms of financial knowledge, they obtained a good result. |
Palavras-chave: | Educação financeira Alfabetização financeira Estudantes universitários |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Departamento de Finanças e Contabilidade |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19455 |
Data do documento: | 3-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
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