Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19461
Tipo: TCC
Título: Conteúdos pedagógicos de canto em mídias sociais: aspectos e características de vídeos no YouTube
Título(s) alternativo(s): Singing pedagogical content on social media: aspects and characteristics of videos on YouTube
Autor(es): Marques, Gutenberg de Lima
Primeiro Orientador: Mattos, Amarilis Rebuá de
Primeiro Coorientador: Beltrame, Juciane Araldi
Resumo: Entre os diversos cenários e contextos em que há a presença da Educação Musical, este trabalho de conclusão de curso visou entrelaçar o ensino e aprendizado de canto com práticas pedagógicas que acontecem nas mídias sociais. O tema surgiu do cenário, cada vez mais comum, de buscar no meio digital um conhecimento a ser estudado, ou seja, o aprendizado e ensino online. O YouTube é compreendido enquanto uma mídia social de compartilhamento de vídeos, onde os usuários podem tanto assistir, quanto publicar conteúdos online. Desta forma, este trabalho teve como ponto norteador a seguinte questão: como se caracterizam pedagogicamente os vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto? E se materializou através de uma pesquisa científica, buscando analisar as características e aspectos pedagógicos dos vídeos mais visualizados no YouTube para o ensino de canto. Mais especificamente, este trabalho procurou identificar tendências no estudo da pedagogia vocal no Brasil; discutir os processos de ensino musical nas mídias sociais; identificar os vídeos e canais sobre o ensino de canto que tenham os maiores indicadores de visualização; caracterizar os vídeos selecionados e analisar suas abordagens pedagógicas. A abordagem metodológica baseou-se na pesquisa documental. Os vídeos publicados na plataforma YouTube foram tomados enquanto fontes documentais. Para compor o corpus, foram selecionados dez vídeos sobre o ensino de canto, com os maiores índices de visualização e oriundos de canais distintos. Foi possível perceber que o ensino online apresenta características próprias que podem ser integradas em nossas práticas profissionais. As mídias sociais, a exemplo do YouTube, já são utilizadas enquanto espaço pedagógico, sendo então um local de trabalho e atuação profissional. Em relação à análise dos vídeos investigados, foi notório o foco dos conteúdos em relação à técnica vocal e habilidades vocais, sem estar necessariamente aplicadas à prática musical de repertórios. Ainda sobre os conteúdos pedagógicos dos vídeos, foi identificada, enquanto recurso chave por parte dos professores canto, a realização de exercícios vocais em bocca chiusa e de escalas em graus conjuntos utilizando vogais, objetivando o aprimoramento da resistência e colocação vocal. Dessa maneira, percebe-se que a compreensão da temática do ensino de música online e o ambiente das mídias sociais se faz cada vez mais pertinente para a Educação Musical. Através deste trabalho, foi possível contribuir na compreensão dos conteúdos de vídeos publicados no YouTube, neste caso, os voltados ao ensino de canto.
Abstract: Among the different scenarios and contexts in which there is the presence of Musical Education, this undergraduate thesis aimed to intertwine the vocal pedagogy with the pedagogy practices that happens on social media. The theme emerged from the increasingly common practice of searching on digital media for knowledge to be studied, that is, online learning and teaching. YouTube is understood as a social media for sharing videos, where users can both watch and publish content online. Thus, this work had as a guiding point the following issue: how are the most viewed videos on YouTube for vocal pedagogy pedagogically characterized? And it materialized through scientific research, seeking to analyze the characteristics and pedagogical aspects of the most viewed videos on YouTube for vocal pedagogy. More specifically, this work sought to identify trends in the study of vocal pedagogy in Brazil; discuss the processes of musical education through social media; identify the videos and channels about vocal pedagogy that have the greatest visualization indicators; characterize the selected videos and analyze their pedagogical approaches. Documentary research was used as a methodological approach. The videos published on the YouTube platform were taken as documentary sources. In order to compose the corpus, ten videos about vocal pedagogy were selected, with the highest viewing rates and coming from different channels. It was possible to notice that online education has its own characteristics that can be integrated into our professional practices. Social media, like YouTube, can be used as a pedagogical space, thus being a place of work and professional performance. Regarding the analysis of the investigated videos, the focus of the contents in relation to vocal technique and vocal skills was notorious, without necessarily being applied to the musical practice of repertoires. Still on the pedagogical content of the videos, the predominance of vocal exercises in bocca chiusa and scales in joint degree, aiming at the improvement of resistance and vocal placement, was identified as key resources by the vocal teachers. It was also possible to notice that, in general, the contents are focused on the initial elements of singing practice. Thus, it is clear that the understanding of the theme of online music teaching and the social media environment is becoming increasingly relevant for Music Education. Through this undergraduate thesis, it was possible to contribute to the understanding of the content of videos published on YouTube, in this case, those aimed at vocal pedagogy.
Palavras-chave: Música - Ensino
Canto - Ensino online
Educação musical online
Pedagogia vocal
Música - Mídias sociais - Análise
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::CANTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19461
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLM18022021.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons