Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19470
Tipo: TCC
Título: Os escritos de Mario Gomes na Revista do Ensino: suas perspectivas sobre a infância (1932-1942)
Autor(es): Silva, Mariza Gomes da
Primeiro Orientador: Galvíncio, Amanda Sousa
Resumo: O presente trabalho tem como tema os escritos do professor e intelectual Mario Gomes nas Revistas do Ensino sobre a educação da infância, no período de 1932, data da sua primeira publicação, até 1942, em que consta sua última edição. Diante disso, como objetivo geral buscamos compreender as ideias de Mario Gomes sobre a infância divulgadas através da Revista do Ensino e como objetivos específicos procuramos: 1) entender o contexto social, histórico e cultural das ideias deste autor na Paraíba e no Brasil; 2) mapear seus textos nas Revistas do Ensino, por fim, 3) fazer a análise dos inscritos que abordavam a temática infância. Para tanto, foram utilizadas como principal fonte as Revistas de Ensino da Paraíba, buscando compreender o meio social e intelectual percorrido por Mario Gomes e sua atuação como disseminador dos ideais da Escola Nova no Estado da Paraíba. Durante o estudo, houve necessidade de se fazer um breve histórico sobre a importância dos impressos no Brasil, como também no Estado da Paraíba, identificando os principais Intelectuais presentes nas Revistas do Ensino que colaboraram com a disseminação escolanovista. Tais Intelectuais foram de suma importância para entendermos os contextos sociais, políticos e educacionais da época que norteavam as discussões sobre a modernização dos métodos pedagógicos, marcando, assim, o rompimento com o modelo educacional tradicionalista. Diante do apelo que ecoava no período, ansiando por inovações do Sistema Educacional que adotava novos padrões tecnológicos em vista da modernização do ensino público brasileiro, Mario Gomes se destacou por demonstrar forte influência, por ser um dos intelectuais que atuava em defesa da implantação dos novos modelos de ensino no Estado Paraibano.
Abstract: The present work has as its theme the writings of the professor and intellectual Mario Gomes in the Revista do Ensino(Educational Magazines) on childhood education in 1932, the date of its first publication, until 1942 in which it appears its last publication. Therefore, as a general objective, we seek to understand the ideas of Mario Gomes on childhood disseminated in the Revista do Ensino, and as specific objectives, we seek to understand the social, historical, and cultural context of the ideas of this intellectual in Paraiba and in Brazil; map their texts in the Revista do Ensino and finally analyze the writings that addressed the childhood theme. For this purpose, the Revista do Ensino da Paraiba was used as the main source, seeking to understand the social and intellectual environment covered by Mario Gomes and his work as a disseminator of the ideals of “Escola Nova” in the state of Paraiba. Throughout the research there was a need to make a brief historical analysis about the importance of printed material in Brazil as well as in the state of Paraiba, identifying the main intellectuals who collaborated with the scholovist spread in the Educational Magazines. Such intellectuals were extremely important to understand the social, political, and educational contexts of the time that guided the discussions for the modernization of pedagogical methods, thus marking the break with the traditionalist educational model. Given the appeal that echoed in the period, yearning for innovations in the Educational system adopting new technological patterns in view of the modernization of Brazilian public education, Mario Gomes stood out for showing a strong influence for being one of the intellectuals who acted in defense of the implementation of new educational models in the state of Paraiba.
Palavras-chave: Revista do Ensino
Mario Gomes - escritos
Educação infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19470
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGS18022021.pdf562,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons