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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19509
Tipo: Tese
Título: Linguagem, língua e desenvolvimento humano: por um nó teórico-epistemológico entre interacionismo sociodiscursivo e psicanálise
Autor(es): Menezes, Renata de Lourdes Costa de
Primeiro Orientador: Pereira, Regina Celi Mendes
Resumo: Assentado em bases transdisciplinares, o objetivo geral deste estudo é reconfigurar a noção de desenvolvimento humano e suas implicações na emergência do sujeito pela/da linguagem/língua a partir da interlocução entre Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e Psicanálise, por intermédio de seus representantes, Jean Paul Bronckart e Donald Woods Winnicott, respectivamente. Para tanto, impetramos uma pesquisa bibliográfica, exploratória, cuja discussão despontou a partir do texto-crítica bronckartiano (BRONCKART, 2006a) sobre o esquema vigotskiano de desenvolvimento ontogenético humano. Nesse sentido, caracterizamos, inicialmente, os pontos de tensão apresentados em Bronckart (2006a; 2006b; 2006c), entre o pensamento bronckartiano e a obra vigotskiana, e como essas discordâncias levam o próprio autor a propor um novo olhar sobre a questão do desenvolvimento humano, numa perspectiva que denominou de “reconstrutivista” (BRONCKART, 2006a). Apresentamos, a seguir, a teoria do desenvolvimento emocional primitivo de Winnicott (1975; 1988; 2000; 2011; 2012), e problematizamos de que forma o pensamento monista winnicottiano se inter-relaciona e confere significado à crítica bronckartiana, ajudando a imprimir uma nova visão sobre as questões do desenvolvimento, condicionado, sobretudo, pelas trocas ambientais e inter-relacionais. Por fim, tecemos, então, um novo esquema de desenvolvimento humano assentado no diálogo entre Bronckart e Winnicott, enfatizando, sobretudo, a importância do par linguagem-língua nesse processo. Cumprida essa proposta, corroboramos a tese de que os princípios psicanalíticos winnicottianos coadunam-se a posicionamentos capitais e a discussões teórico-epistemológicas travadas pelo precursor do ISD.
Abstract: Based on transdisciplinary principles, the general objective of this study is to reconfigure the notion of human development and its implications in the emergence of the subject from language and by language since the interlocution between the Sociodiscursive Interactionism (SDI) and Psychoanalysis, through their representatives: Jean Paul Bronckart and Donald Woods Winnicott, respectively. For this purpose, we carried out a bibliographical and exploratory research whose discussion emerged from one of Bronckart’s critical text (BRONCKART, 2006b) on the vigotskian human ontogenetic development scheme. In this sense, we first characterize Bronckart's points of tension (2006a; 2006b; 2006c) between his thought and Vigotsky's work and how those disagreements lead the author himself to propose a new approach to the question of human development in a perspective that he called "rebuilding" (BRONCKART, 2006b). We present Winnicott's theory of primitive emotional development (1975, 1988, 2000, 2011, 2012), and we discuss how winnicottian monistic thinking interrelates and gives meaning to the criticism of Bronckart’s concepts, helping to print a new vision on the issues of development, conditioned, above all, by environmental and interrelational exchanges. Finally, we build a new scheme of human development based on the dialogue between Bronckart and Winnicott, emphasizing, above all, the importance of the language in this process. By accomplishing that proposal, we corroborate the thesis that the Winnicottian psychoanalytic principles, in some way, are compatible with fundamental positions and the theoretical-epistemological discussions developed by the precursor of SDI.
Palavras-chave: Linguagem
Língua
Desenvolvimento humano
Interacionismo sociodiscursivo
Psicanálise
Language
Human development
Sociodiscursive interactionism
Psychoanalysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19509
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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