Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19564
Tipo: TCC
Título: É doce franquear? O caso da Zeny Doces e Salgados
Autor(es): Cavalcanti, Maria Renata da Silva
Primeiro Orientador: Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de
Resumo: O caso tem como objetivo relatar um dilema gerencial vivenciado pela Zeny Doces e Salgados, do ramo alimentício, que atua no mercado pessoense desde 1991. Os proprietários da Zeny, Marcos e Zenilda, sempre realizavam inovações nas crises enfrentadas e, ao perceberem o potencial de sucesso que a marca possuía, devido ao aumento da quantidade de vendas e da alta capacidade das lojas em oferecer pronta entrega e atacado, após a construção da fábrica, tomaram a decisão de expandir ainda mais as suas vendas por meio do sistema de franquias. Entretanto, a relação entre a Zeny e seus franqueados não foi tão “doce” assim, passando por várias dificuldades. Com isso, o casal precisa tomar uma decisão o quanto antes, com base em três alternativas: fechar as franquias, retomar e assumir as lojas, ou utilizar outras estratégias para amenizar essas dificuldades. Diante desse dilema gerencial, o caso poderá contribuir para as disciplinas de Administração Geral, Estratégia, Empreendedorismo e Marketing Estratégico no curso de Administração ou em outros cursos que ofereçam essas disciplinas, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação latu senso.
Abstract: The case discusses a managerial dilemma faced by Zeny Doces e Salgados, a family owned food company that has been in the market since 1991. To leverage sales, the marketing department decided to make a promotion that would double the demand for salty snacks, but there was no sufficient productive capacity. With this, a production manager in three alternatives to supply the expected demand: working overtime, hiring and firing employees when necessary or producing constantly in order to build stocks. The case addresses the topic of aggregate planning, a typical problem of Production and Operations Administration, particularly in Production Planning and Control, being useful for undergraduate and graduate courses in Administration, Food Engineering and Production Engineering and in business training in the Production area.
Palavras-chave: Franchising
Estratégias
Empreendedorismo
Tomada de decisão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19564
Data do documento: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRSC22022021.pdf519,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.