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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19582
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Luiz Fernando Oliveira do-
dc.date.accessioned2021-02-23T17:45:34Z-
dc.date.available2020-12-18-
dc.date.available2021-02-23T17:45:34Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19582-
dc.description.abstractThis paper aims to identify the level of technical efficiency of Brazilian port terminals that operates the cabotage modal of transportation. Cabotage, defined as the maritime transport of passengers and goods between two ports in the same country, can be considered a viable alternative to the porterage of goods between different points of the country. The methodology used to construct the efficiency score, the Data Envelopment Analysis (DEA), calculates the efficiency of a decision making unit (DMU) by comparing DMUs that handle several inputs to generate a certain amount of product. Efficiency is achieved when the product generated is the maximum that can be obtained with the amount of inputs handled. The results showed that the ports of Areia Branca (RN), Alumar (MA), Belém (PA), Vila do Conde (PA), Gerdau (BA), Ponta da Madeira (MA), Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Santarém (PA) and Tubarão (ES) were considered efficient among those involved in the sample. Finally, the contributions obtained by this paper are presented, as well as suggestions made for future studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2021-02-23T17:45:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFON23022021.pdf: 562907 bytes, checksum: 332d2e308eb7543d80df9b2d3b78b7bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-23T17:45:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFON23022021.pdf: 562907 bytes, checksum: 332d2e308eb7543d80df9b2d3b78b7bd (MD5) Previous issue date: 2020-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEficiência portuáriapt_BR
dc.subjectCabotagempt_BR
dc.subjectAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subjectTerminais portuáriospt_BR
dc.titleEficiência técnica de terminais portuários de cabotagem do Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Viana, Jorge Henrique Norões-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar o nível de eficiência técnica de terminais portuários brasileiros que realizam transporte de cargas na modalidade cabotagem. A cabotagem, definida como transporte marítimo de passageiros e mercadorias entre dois portos de um mesmo país, pode ser considera uma alternativa viável para realizar a movimentação de mercadorias entre diversos pontos do país. A metodologia utilizada para a construção do indicador de eficiência, a Análise Envoltória de Dados (DEA), calcula a eficiência de uma determinada unidade produtiva pela comparação entre unidades que utilizam um grupo de insumos para gerar uma determinada quantidade de produto. A eficiência é alcançada quando o produto gerado é o máximo que se pode obter com as quantidades de insumos utilizadas. Os resultados mostraram que os portos de Areia Branca (RN), Alumar (MA), Belém (PA), Vila do Conde (PA), Gerdau (BA), Ponta da Madeira (MA), Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Santarém (PA) e Tubarão (ES) foram considerados eficientes dentre àqueles contidos na amostra utilizada. Por fim, são apresentadas as contribuições obtidas por este trabalho e são feitas sugestões para estudos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

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