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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19582
Tipo: TCC
Título: Eficiência técnica de terminais portuários de cabotagem do Brasil
Autor(es): Nascimento, Luiz Fernando Oliveira do
Primeiro Orientador: Viana, Jorge Henrique Norões
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de eficiência técnica de terminais portuários brasileiros que realizam transporte de cargas na modalidade cabotagem. A cabotagem, definida como transporte marítimo de passageiros e mercadorias entre dois portos de um mesmo país, pode ser considera uma alternativa viável para realizar a movimentação de mercadorias entre diversos pontos do país. A metodologia utilizada para a construção do indicador de eficiência, a Análise Envoltória de Dados (DEA), calcula a eficiência de uma determinada unidade produtiva pela comparação entre unidades que utilizam um grupo de insumos para gerar uma determinada quantidade de produto. A eficiência é alcançada quando o produto gerado é o máximo que se pode obter com as quantidades de insumos utilizadas. Os resultados mostraram que os portos de Areia Branca (RN), Alumar (MA), Belém (PA), Vila do Conde (PA), Gerdau (BA), Ponta da Madeira (MA), Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Santarém (PA) e Tubarão (ES) foram considerados eficientes dentre àqueles contidos na amostra utilizada. Por fim, são apresentadas as contribuições obtidas por este trabalho e são feitas sugestões para estudos futuros.
Abstract: This paper aims to identify the level of technical efficiency of Brazilian port terminals that operates the cabotage modal of transportation. Cabotage, defined as the maritime transport of passengers and goods between two ports in the same country, can be considered a viable alternative to the porterage of goods between different points of the country. The methodology used to construct the efficiency score, the Data Envelopment Analysis (DEA), calculates the efficiency of a decision making unit (DMU) by comparing DMUs that handle several inputs to generate a certain amount of product. Efficiency is achieved when the product generated is the maximum that can be obtained with the amount of inputs handled. The results showed that the ports of Areia Branca (RN), Alumar (MA), Belém (PA), Vila do Conde (PA), Gerdau (BA), Ponta da Madeira (MA), Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Santarém (PA) and Tubarão (ES) were considered efficient among those involved in the sample. Finally, the contributions obtained by this paper are presented, as well as suggestions made for future studies.
Palavras-chave: Eficiência portuária
Cabotagem
Análise envoltória de dados
Terminais portuários
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19582
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Econômicas

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