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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19582
metadata.dc.type: TCC
Título : Eficiência técnica de terminais portuários de cabotagem do Brasil
metadata.dc.creator: Nascimento, Luiz Fernando Oliveira do
metadata.dc.contributor.advisor1: Viana, Jorge Henrique Norões
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de eficiência técnica de terminais portuários brasileiros que realizam transporte de cargas na modalidade cabotagem. A cabotagem, definida como transporte marítimo de passageiros e mercadorias entre dois portos de um mesmo país, pode ser considera uma alternativa viável para realizar a movimentação de mercadorias entre diversos pontos do país. A metodologia utilizada para a construção do indicador de eficiência, a Análise Envoltória de Dados (DEA), calcula a eficiência de uma determinada unidade produtiva pela comparação entre unidades que utilizam um grupo de insumos para gerar uma determinada quantidade de produto. A eficiência é alcançada quando o produto gerado é o máximo que se pode obter com as quantidades de insumos utilizadas. Os resultados mostraram que os portos de Areia Branca (RN), Alumar (MA), Belém (PA), Vila do Conde (PA), Gerdau (BA), Ponta da Madeira (MA), Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Santarém (PA) e Tubarão (ES) foram considerados eficientes dentre àqueles contidos na amostra utilizada. Por fim, são apresentadas as contribuições obtidas por este trabalho e são feitas sugestões para estudos futuros.
Resumen : This paper aims to identify the level of technical efficiency of Brazilian port terminals that operates the cabotage modal of transportation. Cabotage, defined as the maritime transport of passengers and goods between two ports in the same country, can be considered a viable alternative to the porterage of goods between different points of the country. The methodology used to construct the efficiency score, the Data Envelopment Analysis (DEA), calculates the efficiency of a decision making unit (DMU) by comparing DMUs that handle several inputs to generate a certain amount of product. Efficiency is achieved when the product generated is the maximum that can be obtained with the amount of inputs handled. The results showed that the ports of Areia Branca (RN), Alumar (MA), Belém (PA), Vila do Conde (PA), Gerdau (BA), Ponta da Madeira (MA), Porto Alegre (RS), São Sebastião (SP), São Francisco do Sul (SC), Santarém (PA) and Tubarão (ES) were considered efficient among those involved in the sample. Finally, the contributions obtained by this paper are presented, as well as suggestions made for future studies.
Palabras clave : Eficiência portuária
Cabotagem
Análise envoltória de dados
Terminais portuários
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Economia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19582
Fecha de publicación : 11-dic-2020
Aparece en las colecciones: CCSA - TCC - Ciências Econômicas

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