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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19584
Tipo: TCC
Título: Os abraços e suas relações afetivas nas danças de salão na escola Cenário Arte e Cultura de João Pessoa
Título(s) alternativo(s): The hugs and their affective relationships in ballroom dances at the school Cenário Arte e Cultura by João Pessoa
Autor(es): Valentino, Tiago de Pontes
Primeiro Orientador: Didonet, Candice
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso é uma proposta de um olhar sensível para os atos de abraçar e ser abraçado durante as aulas das Danças de Salão na escola Cenário Arte e Cultura da cidade de João Pessoa - PB. Pretendendo entrelaçar as áreas de conhecimentos das Danças de Salão mesclados à formação em licenciatura em Dança vivenciada na Universidade Federal da Paraíba com a filosofia de Spinoza (2009), busca-se uma perspectiva interdisciplinar. No primeiro momento, ao entender os caminhos percorridos até a percepção do abraço como um elemento primordial nas Danças de Salão, o ato de abraçar enquanto dança é tratado como uma prática sensível que propicia a comunicação corporal. Posteriormente, entender o que é um abraço revelando o que se entende do senso comum deste ato, coloca o abraço como ação relacional. Ao se deparar com um abraço já conectamos seu nome que se denota de uma ação e que, consequentemente, necessita ser substantivo, verbo e complemento. Assim, este ato está relacionado às singularidades corporais de cada pessoa entendendo que, mesmo realizando o abraçar cada um/a o faz de forma ímpar, seja por questões anatômicas e/ou sociais. Finalmente, o abraço como transmissão de afeto que se dá pelas afecções é abordado a partir de Spinoza a partir do senso comum sobre o que se entende sobre afecções. Ao desmitificar e apresentar o sentido ampliado de afecção este trabalho se aproxima do entendimento de como os corpos transmitem afetos pelos abraços existentes no ensino e aprendizagem das Danças de Salão.
Abstract: This conclusion work course is a proposal of a sensitive look at the acts of embracing and being embraced during the Salon Dance classes at Cenário Arte e Cultura school, in the city of João Pessoa - PB. Aiming to intertwine the areas of knowledge of the Salon Dance classes mixed with the degree in Dance experienced at the Federal University of Paraíba with the philosophy of Spinoza (2009), an interdisciplinary perspective is sought. In the first moment, by understanding the paths taken until the perception of the embrace as a primordial element in the Salon Dance classes, the act of embracing while dancing is treated as a sensitive practice that propitiates corporal communication. Later on, understanding what an embrace is, revealing what is understood from the common sense of this act, places the embrace as a relational action. When we come across a hug, we already connect its name, which is an action and, consequently, needs to be noun, verb and complement. Thus, this act is related to the bodily singularities of each person, understanding that, even when hugging each person, it does so in a unique way, whether for anatomical and/or social reasons. Finally, the hug as a transmission of affection that is given by affections is approached from Spinoza from the common sense about what is understood about affections. By demythologizing and presenting the expanded sense of affection, this work approaches the understanding of how bodies transmit affections through the existing hugs in the teaching and learning of the Salon Dance classes.
Palavras-chave: Dança.
Dança de salão
Dança - Relações afetivas
Corpo e dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19584
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Dança

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