Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19589
Tipo: | Dissertação |
Título: | Investigação no ensino de Biologia: abordagens diferenciadas para aulas práticas em uma escola de Ensino Médio – Mogeiro/PB |
Autor(es): | Nascimento, Ubiratan Luiz Santos do |
Primeiro Orientador: | Camarotti, Maria de Fátima |
Resumo: | A escola, nos dias atuais, enfrenta grandes desafios perante uma sociedade que se torna, cada vez mais, midiática e imediatista. Enquanto muitos professores ainda se encontram num contexto analógico, acorrentados às práticas ou métodos arcaicos típicos de uma metodologia na qual o professor é o único detentor do saber, este Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), tem a oportunidade de contribuir com o trabalho docente e formar jovens cidadãos protagonistas da produção de seus conhecimentos. Objetivou-se desenvolver a investigação científica com estudantes do ensino médio para aperfeiçoar o ensino-aprendizagem nas aulas de biologia; Incentivar a busca do conhecimento nas aulas de Biologia, através do protagonismo dos estudantes do ensino médio; Inovar a prática pedagógica no ensino de Biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental Otávia Silveira; Promover a interdisciplinaridade através dos momentos de construção do conhecimento com os professores do ensino médio, e Identificar a importância do uso de materiais simples nas aulas de biologia, encontrados no dia-a-dia para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O TCM foi desenvolvido utilizando-se a abordagem qualitativa, o método Etnográfico, com ênfase na Etnografia Escolar. A pesquisa foi desenvolvida, inicialmente, com 90 estudantes das três Séries do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Otávia Silveira (EEEFM Otávia Silveira) em Mogeiro/PB. A avaliação dos alunos participantes das práticas experimentais se deu durante o processo como um todo, a partir das interações em grupo e com as discussões e correlações entre teoria e prática. Para coleta e análise dos dados da pesquisa foram levadas em considerações, as notas obtidas pelos alunos participantes durante o período de três bimestres (abril a dezembro) de 2018 e o resultado final dos mesmos, categorizados da seguinte forma: insatisfatório (entre 0,0 e 4,9), parcialmente satisfatório (entre 5,0 e 6,9) e satisfatório, (entre 7,0 e 10,0) na nota final em Biologia. Os estudantes das três Séries do Ensino Médio realizaram atividades de acordo com alguns conteúdos específicos distribuídos da seguinte forma: na primeira série, as atividades práticas foram: Transporte Passivo, Teste do iodo e Microscopia; na segunda série, foram: Álbum virtual vegetal, Extração de pigmentos, Fermentação, Exsicatas e Caixa entomológica didática, e na terceira série realizou-se a prática da Extração de DNA vegetal. Os estudantes participantes apresentaram, de forma eficiente, as habilidades propostas nas práticas e foram aprovados na disciplina Biologia em 2018, conforme comprovado no sistema SABER da Secretaria de Educação da Paraíba. Conclui-se que vale a pena destinar horas planejando e pesquisando metodologias ativas. O professor é mais do que “passador” de conteúdo, pois deve ser questionador, instigador e fomentador de conhecimento. Como produto das atividades práticas realizadas, confeccionou-se uma cartilha lúdica. Espera-se que esse recurso didático ajude nos planejamentos de outros professores de Biologia no dia-a-dia. A esse desejo de sempre melhorar a prática docente apontou-se, também, a importância do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – PROFBIO, que agregou o conhecimento acadêmico dos profissionais de ensino com seus desejos de fazer uma educação biológica prazerosa e eficiente. |
Abstract: | The school, today, faces great challenges before a society that becomes, increasingly, mediatic and immediatist. While many teachers are still in an analogical context, chained to archaic practices or methods typical of a methodology in which the teacher is the sole holder of knowledge, this Master's Conclusion Paper (TCM) has the opportunity to contribute to the teaching work and to form young citizens who are protagonists in the production of their knowledge. The objective was to develop scientific research with high school students to improve teaching and learning in biology classes; Encourage the search for knowledge in Biology classes, through the protagonism of high school students; To innovate the pedagogical practice in the teaching of Biology at the State School of Elementary Education Otávia Silveira; To promote the interdisciplinarity through the moments of construction of the knowledge with the high school teachers, and To identify the importance of the use of simple materials in the biology classes, found in the day to day to facilitate the teaching-learning process. The TCM was developed using the qualitative approach, the Ethnographic method, with an emphasis on School Ethnography. The research was initially developed with 90 students from the three high school series of the State School of Elementary and Middle School Otávia Silveira (EEEFM Otávia Silveira) in Mogeiro / PB. The evaluation of students participating in the experimental practices occurred during the process as a whole, from the group interactions and the discussions and correlations between theory and practice. In order to collect and analyze the data of the research, the scores obtained by the participating students during the three-month period (April to December) of 2018 and their final results were categorized as follows: unsatisfactory (between 0.0 and 4.9), partially satisfactory (between 5.0 and 6.9) and satisfactory (between 7.0 and 10.0) in the final mark in Biology. The students of the three High School Years carried out activities according to some specific contents distributed as follows: in the first series, the practical activities were: Passive Transport, Iodine Test and Microscopy; in the second series, were: Virtual plant album, Pigment extraction, Fermentation, Exsicts and Didactic entomological box, and in the third series the practice of Plant DNA extraction was carried out. The participating students presented, in an efficient way, the skills proposed in the practices and were approved in the discipline Biology in 2018, as evidenced in the SABER system of the Paraíba Department of Education. It is concluded that it is worth spending hours planning and researching active methodologies. The teacher is more than "passador" of content, therefore it must be questioning, instigator and fomentador of knowledge. As a product of the practical activities carried out, a playbook was created. It is hoped that this didactic resource will help in the planning of other Biology teachers on a day-to-day basis. This desire to always improve teaching practice also pointed to the importance of the Professional Master's Degree in Biology Teaching - PROFBIO, which added the academic knowledge of teaching professionals with their desires to make a biological education enjoyable and efficient. |
Palavras-chave: | Método científico Atividades práticas Cartilha lúdica Metodologias ativas Scientific method Practical activities Playbook Active methodologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Biologia Molecular |
Programa: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19589 |
Data do documento: | 19-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UbiratanLuizSantosDoNascimento_Dissert.pdf | 3,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons