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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19594
Tipo: Tese
Título: Conexão política, incentivos e gerenciamento de percepções no Brasil
Autor(es): Parente, Paulo Henrique Nobre
Primeiro Orientador: Paulo, Edilson
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a influência da conexão política, no gerenciamento de percepções dos stakeholders, em companhias abertas brasileiras consideradas suspeitas de gerenciar resultados (não) contábeis para atingir e/ou superar o consenso dos analistas, reportar lucro próximo a zero ou manter desempenho de lucro de período anterior. Sendo assim, este estudo analisa o relacionamento do gerenciamento de percepções – através da divulgação de resultados pro forma, do gerenciamento de resultados por accruals (GRA) e do gerenciamento de resultados por decisões operacionais (GRR) – e a conexão política – via doações de campanha (CDOA), estrutura de governança (CGOV) e estrutura de propriedade (CPRO). A amostra é composta por 301 empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), no período entre 2010 e 2017, já que foram excluídas as empresas do setor financeiro e as empresas reguladas, totalizando 2.373 observações. Para a análise do gerenciamento de resultados, através dos resultados pro forma, foram usados os valores reportados de EBTIDA ajustado (EBAJU). Para a análise do gerenciamento de resultados por accruals, utilizou-se o modelo atualizado de Jones Modificado (DECHOW et al., 2012). Por sua vez, estimou-se o gerenciamento de resultados por decisões operacionais conforme o modelo de Roychowdhury (2006), através dos níveis anormais dos custos de produção (GRR_PRO), dos níveis anormais de despesas discricionárias (GRR_DIS) e dos níveis anormais de fluxo de caixa das operações (GRR_FCO). A análise envolveu o agrupamento dos dados em painel desbalanceado, aplicando testes para identificar os modelos de regressões mais adequados na relação entre o gerenciamento de percepções e a conexão política. Das hipóteses estabelecidas, os resultados sugerem que a conexão política gera impacto sobre o gerenciamento de resultados contábeis por accruals (H1a), por decisões operacionais (H1b) e na divulgação de resultados pro forma (H2). Além disso, os achados predizem que a hierarquia e as preferências da escolha de gerenciamento de percepções são distintas nas empresas politicamente conectadas e em relação às demais firmas (H3). Em geral, os resultados indicam, que, para atingir a previsão de lucro dos analistas, as empresas conectadas utilizam o gerenciamento através do EBAJU, do GRA e do GRR. Em contrapartida, há indícios do uso de gerenciamento através do EBAJU para manter o desempenho de lucro do período anterior. Ademais, os achados indicam que os gestores de empresas conectadas utilizam o EBAJU e o GRR, de forma complementar, para reportar lucros próximos a zero, possivelmente em função dos custos relacionados a cada estratégia. Os resultados da análise de sensibilidade indicam, em resumo, que: (i) a conexão política não exerce influência na divulgação agressiva de resultado pro forma; (ii) os (des)incentivos para a divulgação dos resultados pro forma se mostram distintos nas empresas conectadas e as demais; (iii) o efeito da governança do país reduz o efeito da conexão política no gerenciamento de percepções dos stakeholders; e (iv) os resultados da regressão de Heckman sugerem que as análises não apresentam viés de autosseleção.
Abstract: O objetivo deste trabalho é analisar a influência da conexão política, no gerenciamento de percepções dos stakeholders, em companhias abertas brasileiras consideradas suspeitas de gerenciar resultados (não) contábeis para atingir e/ou superar o consenso dos analistas, reportar lucro próximo a zero ou manter desempenho de lucro de período anterior. Sendo assim, este estudo analisa o relacionamento do gerenciamento de percepções – através da divulgação de resultados pro forma, do gerenciamento de resultados por accruals (GRA) e do gerenciamento de resultados por decisões operacionais (GRR) – e a conexão política – via doações de campanha (CDOA), estrutura de governança (CGOV) e estrutura de propriedade (CPRO). A amostra é composta por 301 empresas brasileiras listadas na Bolsa, Brasil, Balcão (B3), no período entre 2010 e 2017, já que foram excluídas as empresas do setor financeiro e as empresas reguladas, totalizando 2.373 observações. Para a análise do gerenciamento de resultados, através dos resultados pro forma, foram usados os valores reportados de EBTIDA ajustado (EBAJU). Para a análise do gerenciamento de resultados por accruals, utilizou-se o modelo atualizado de Jones Modificado (DECHOW et al., 2012). Por sua vez, estimou-se o gerenciamento de resultados por decisões operacionais conforme o modelo de Roychowdhury (2006), através dos níveis anormais dos custos de produção (GRR_PRO), dos níveis anormais de despesas discricionárias (GRR_DIS) e dos níveis anormais de fluxo de caixa das operações (GRR_FCO). A análise envolveu o agrupamento dos dados em painel desbalanceado, aplicando testes para identificar os modelos de regressões mais adequados na relação entre o gerenciamento de percepções e a conexão política. Das hipóteses estabelecidas, os resultados sugerem que a conexão política gera impacto sobre o gerenciamento de resultados contábeis por accruals (H1a), por decisões operacionais (H1b) e na divulgação de resultados pro forma (H2). Além disso, os achados predizem que a hierarquia e as preferências da escolha de gerenciamento de percepções são distintas nas empresas politicamente conectadas e em relação às demais firmas (H3). Em geral, os resultados indicam, que, para atingir a previsão de lucro dos analistas, as empresas conectadas utilizam o gerenciamento através do EBAJU, do GRA e do GRR. Em contrapartida, há indícios do uso de gerenciamento através do EBAJU para manter o desempenho de lucro do período anterior. Ademais, os achados indicam que os gestores de empresas conectadas utilizam o EBAJU e o GRR, de forma complementar, para reportar lucros próximos a zero, possivelmente em função dos custos relacionados a cada estratégia. Os resultados da análise de sensibilidade indicam, em resumo, que: (i) a conexão política não exerce influência na divulgação agressiva de resultado pro forma; (ii) os (des)incentivos para a divulgação dos resultados pro forma se mostram distintos nas empresas conectadas e as demais; (iii) o efeito da governança do país reduz o efeito da conexão política no gerenciamento de percepções dos stakeholders; e (iv) os resultados da regressão de Heckman sugerem que as análises não apresentam viés de autosseleção.
Palavras-chave: Gerenciamento de percepções
Conexão política
Incentivos
Resultados pro forma
Gerenciamento de resultados contábeis
Trade-off
Perceptions management
Political connection
Incentives
Pro forma earnings
Earnings management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19594
Data do documento: 20-Nov-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

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