Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19655
Tipo: Dissertação
Título: Fractais: uma abordagem introdutória
Autor(es): Farias, Mailson Alves
Primeiro Orientador: Pereira, Miriam da Silva
Resumo: Neste trabalho, estudamos a Geometria Fractal, caracterizando alguns fractais clássicos e apresentando alguns aspectos históricos relacionados ´a esta teoria. Além disso, queremos destacar que a Geometria Fractal permite observar uma interessante conexão entre a construção de elementos matemáticos e alguns objetos presentes na natureza. Um aspecto interessante ´e que alguns conceitos relacionados já podem ser abordados no Ensino Fundamental e Médio.
Abstract: In this work, we study Fractal Geometry, characterizing some classic fractals and presenting some historical aspects related to this theory. Furthermore, we want to highlight that Fractal Geometry allows us to observe an interesting connection among the construction of mathematical elements and some objects present in the nature. An interesting aspect is that some related concepts can be approached in elementary and high school
Palavras-chave: Progressão geométrica
Conjunto de cantor
Triângulo de Sierpinski
Geometria fractal
Geometric progression
Cantor set
Sierpinski triangle
Fractal geometry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas e da Natureza
Programa: Mestrado Profissional em Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19655
Data do documento: 27-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MailsonAlvesFarias_Disssert.pdf5,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons