Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19692| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O quarto excluído: gêneros não binários e formação universitária |
| Autor(es): | Góes, Fernanda Karla Fernandes Da Silva |
| Primeiro Orientador: | Medeiros, José Washington de Morais |
| Resumo: | No Século XXI, espectros de gêneros plurais compõem identidades, corpos, sexualidades e narrativas que, diante de suas performances e atos de gendramentos, muitas vezes expressam comportamentos antagônicos às prescrições do falocentrismo (marca de poder da superioridade masculina), do patriarcado (autoridade masculina), da heteronormatividade (dispositivo de poder imposto como única identidade sexual válida), do heterossexismo (sistema ideológico que legitima a heterossexualidade como padrão) e do contrato heterossexual (sujeição do outro aos papéis de gênero normatizados), dentre outros fatores. Desta feita, na contemporaneidade, opera-se uma revolução de costumes sem precedentes em relação à diversidade/diferenças de gênero, cuja resistência e enfrentamento históricos pautaram políticas públicas e conquistas de direitos, sobretudo nas últimas décadas. Diante disso, esta investigação objetiva compreender a não binaridade de gênero em contextos de aprendizagem na formação universitária. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualiquantitativa, do tipo exploratória. O universo foi constituído pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP), que estrutura ensino superior a partir de três áreas do conhecimento: Ciências da Saúde, Ciências Exatas e Tecnológicas, e Ciências Humanas. A amostragem foi a não-probabilística, cujo critério amostral foi aleatório (sorteio), e selecionou dois/as docentes por área (seis ao todo). Também selecionou como amostra intencional, dois/as estudantes por área (seis ao todo), estes/as últimos/as que expressem performances de gêneros não binários. A pesquisa valeu-se da perspectiva de organização de categorias como via de sistematização e interpretação dos resultados, cuja estratégia deu-se a partir do método do “quarto excluído”, a partir de situações-problema orientadas pela escolha de imagens como respostas. Nos resultados, emergiram categorias como “fora do padrão”, “quebra de padrão”, “desigualdade de gênero”, “minoria”, “incômodo”, “diferente”, dentre outras nuances, que realçaram os motivos pelos quais docentes e discentes percebem as subjugações socioculturais às quais estudantes universitários não binários são vitimados/as cotidianamente. Os/as docentes reconhecem o despreparo pedagógico e institucional para lidarem com pessoas não binárias em sala de aula. Por extravasarem as fronteiras das composições estabelecidas entre ser homem e ser mulher, através de seus atos performáticos, estudantes não binários sentem a força das imposições normativas que maceram sobre si mesmos/as a dominância do sistema sexo-gênero, o que implica dizer que a (re)construção do sujeito é uma luta constante e que resiste às formas de reificação, autoritarismo, indiferença, desrespeito e violência simbólica com que são submetidos/as em sala de aula e demais espaços institucionais. Com isso, a pesquisa constatou o quanto estudantes não binários são, de fato, as pessoas mais excluídas em contextos de aprendizagem da formação universitária, no IESP. Portanto, a supremacia do discurso binário (heteronormativo) invade o cenário universitário por meio do controle do corpo e do comportamento, o que traz contradições para o próprio processo formativo e para os objetivos da IES. Isso requer ações de intervenção, através de políticas institucionais planejadas e consistentes, que favoreçam as condições de aprendizagem independentemente da situação de gênero. |
| Abstract: | In the 21st Century, plural genders spectrium make up identities, bodies, sexualities and narratives that, in the face of their performances and acts of gendramatics, often express antagonistic behaviors to the prescriptions of falocentrism (mark of power of male superiority), patriarchy (male authority), heteronormativity (power device imposed as the only valid sexual identity), heterosexualism (ideological system that legitimizes heterosexuality as a standard) and heterosexual contract (subjection of the other to standardized gender roles), among other factors.This time, in contemporaneity, there is a revolution of customs unprecedented in relation to diversity/gender differences, whose resistance and historical confrontation guided public policies and rights conquests, especially in recent decades. Therefore, this research aims to understand gender non-binarity in learning contexts in university education. In methodological terms, it is a field research, a qualiquantitative approach, an exploratory type. The universe was constituted by the Higher Education Institute of Paraíba (IESP), which structure higher education from three areas of knowledge: Health Sciences, Exact and Technological Sciences, and Humanities. The sample was non-probabilistic, whose sample criterion was random (draw), and selected two/teachers by area (six in all). He also selected as an intentional sample, two/two students per area (six in all), these/the last/as expressing non-binary gender performances. The research availed of the perspective of organization of categories as a way of systematization and interpretation of results, whose strategy was given from the method of the room “excluded”, from situations-problem guided by the choice of images as answers. In the results, emerged categories like “outside the standard”, “pattern break”, “gender inequality”, “minority”, “nuisance”, “different”, among other nuances, who emphasized the reasons why teachers and students perceive the socio-cultural subjugations to which non-binary university students are victimized/their daily lives. The teachers/teachers recognize the pedagogical and institutional unpreparedness to deal with non-binary people in the classroom. For going beyond the boundaries of the compositions established between being a man and being a woman, through their performance acts, non-binary students feel the force of the normative impositions that tarnish on themselves/as the dominance of the sex-gender system, which implies to say that the (re)construction of the subject is a constant struggle that resists the forms of reification, authoritarianism, indifference, disrespect and symbolic violence with which they are subjected/as in the classroom and other institutional spaces. With this, the research finds how non-binary students are, in fact, the most excluded people in learning contexts of university education, in the IESP. Therefore, the supremacy of binary discourse (heteronormative) invades the university scene through the control of the body and behavior, which brings contradictions to the formative process itself and to the goals of the IES. This requires intervention actions, through planned and consistent institutional policies, that favor the conditions of learning regardless of gender condition. |
| Palavras-chave: | Quarto excluído Gênero não binário Contextos de aprendizagem Formação universitária Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP) Room excluded Non-binary gender Learning contexts University education Paraíba Higher Education Institute (IESP) |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19692 |
| Data do documento: | 12-Dez-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FernandaKarlaFernandesDaSilvaGóes_Dissert.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
