Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19701| Tipo: | TCC |
| Título: | TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS EM UNIVERSITÁRIOS: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÃO NACIONAL |
| Autor(es): | PITA, THAÍZE CORDEIRO |
| Primeiro Orientador: | Simeão, Shirley de Souza Silva |
| Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo realizar uma revisão sistemática acerca do tema Treinamento de Habilidades Sociais (THS) em estudantes universitários publicados em periódicos nacionais, em termos de características bibliográficas, tendências metodológicas e apontar as possíveis intervenções que foram utilizadas nesses programas de THS com o público universitário. As bases de dados consultadas foram: SciELO, Pepsic, Lilacs, CAPES e Index Psi, nos últimos 10 anos (entre Janeiro de 2009 a Setembro de 2019). Foram encontrados nove artigos, sendo a maioria de pesquisas contendo delineamentos préexperimentais, com predominância no uso de instrumentos objetivos e de autorrelato e tendo como objetivo avaliar a efetividade do programa. Embora os resultados sejam positivos, espera-se que esse estudo auxilie a nortear novas pesquisas da área, já que foi possível notar a necessidade de se desenvolver mais estudos com delineamentos experimentais e quase experimentais, visando contribuir no aperfeiçoamento do repertório de habilidades sociais dos universitários e enriquecer cada vez mais a literatura a respeito das Habilidades Sociais. |
| Abstract: | This research aimed to conduct a systematic review on the topic of Social Skills Training in university students published in national journals, in terms of bibliographic characteristics, methodological trends and to point out the possible interventions that were used in these Social Skills Training programs with the university audience. The databases consulted were: SciELO, Pepsic, Lilacs, CAPES and Index Psi, in the last 10 years (between January 2009 to September 2019). Nine articles were found, the majority of studies containing preexperimental designs, with a predominance in the use of objective and self-report instruments and aiming to evaluate the effectiveness of the program. Although the results are positive, it is hoped that this study will help guide new research in the area, since it was possible to notice the need to develop more studies with experimental and quasi-experimental designs, aiming to contribute to the improvement of the social skills of university students and increasingly enrich the literature on Social Skills. |
| Palavras-chave: | habilidades sociais; competência social; universitários; revisão sistemática social skills; social competence; college students; systematic review. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Psicologia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19701 |
| Data do documento: | 10-Ago-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| THAÍZE CORDEIRO PITA tcc.pdf | 628,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
