Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria das Graças Bernardo de-
dc.date.accessioned2021-03-09T12:54:47Z-
dc.date.available2021-03-03-
dc.date.available2021-03-09T12:54:47Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19703-
dc.description.abstractThe present work brings some considerations about reading and its general objective was to analyze reading in the early years of elementary school from the point of view of teachers, highlighting the perspectives and challenges in the teaching-learning process of reading and the formation of readers. To guide our research and discussions we rely on the theorical contributions of Andrade and Martins (2006), Alves (2008), Bandeira (2015), Brasil (2017), Freire (1989), Haguete (2003), Martins (2006), Meirelles (2010), Riter (2009), Santos-Théo (2003), Trivinos (2008) and Villardi (1997). For this purpose, we carried out an empirical research with qualitative analysis of the data resulting from the application of an online questionnaire with teachers from five schools in the municipal public school system in the municipality of Sapé / PB, who volunteered to answer it. The results indicate that the school and teacher in partnership with the family play a fundamental role in the training of student readers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-03-09T12:54:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGBO03032021.pdf: 926010 bytes, checksum: 3b681db64f5ddab2c6eb1850ee6f1035 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-09T12:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGBO03032021.pdf: 926010 bytes, checksum: 3b681db64f5ddab2c6eb1850ee6f1035 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titlePerspectivas e desafios no ensino e aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoO presente trabalho traz algumas considerações sobre a leitura e teve como objetivo geral analisar a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental sob o ponto de vista dos professores, ressaltando as perspectivas e desafios no processo de ensino-aprendizagem da leitura e a formação de leitores. Para nortear nossa pesquisa e discussões contamos com as contribuições teótricas de Andrade e Martins (2006), Alves (2008), Bandeira (2015), Brasil (2017), Freire (1989), Haguete (2003), Martins (2006), Meirelles (2010), Riter (2009),Santos-Théo (2003), Trivinos (2008) e Villardi (1997). Para tanto realizamos uma pesquisa empírica com análise qualitativa dos dados resultantes da aplicação de um questionário on-line com professores atuantes de cinco escolas da rede pública municipal de ensino do Município de Sapé/PB, que se disponibilizaram voluntáriamente a respondê-lo. Os resultados indicam que a escola e professor em parceria com a família desempenham um papel fundamental na formação de alunos leitores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGBO03032021.pdf904,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons