Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19703Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Maria das Graças Bernardo de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-03-09T12:54:47Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-03 | - |
| dc.date.available | 2021-03-09T12:54:47Z | - |
| dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19703 | - |
| dc.description.abstract | The present work brings some considerations about reading and its general objective was to analyze reading in the early years of elementary school from the point of view of teachers, highlighting the perspectives and challenges in the teaching-learning process of reading and the formation of readers. To guide our research and discussions we rely on the theorical contributions of Andrade and Martins (2006), Alves (2008), Bandeira (2015), Brasil (2017), Freire (1989), Haguete (2003), Martins (2006), Meirelles (2010), Riter (2009), Santos-Théo (2003), Trivinos (2008) and Villardi (1997). For this purpose, we carried out an empirical research with qualitative analysis of the data resulting from the application of an online questionnaire with teachers from five schools in the municipal public school system in the municipality of Sapé / PB, who volunteered to answer it. The results indicate that the school and teacher in partnership with the family play a fundamental role in the training of student readers. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-03-09T12:54:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGBO03032021.pdf: 926010 bytes, checksum: 3b681db64f5ddab2c6eb1850ee6f1035 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-09T12:54:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGBO03032021.pdf: 926010 bytes, checksum: 3b681db64f5ddab2c6eb1850ee6f1035 (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Escola | pt_BR |
| dc.subject | Leitura | pt_BR |
| dc.subject | Professores | pt_BR |
| dc.title | Perspectivas e desafios no ensino e aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Amorim, Ana Luisa Nogueira de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho traz algumas considerações sobre a leitura e teve como objetivo geral analisar a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental sob o ponto de vista dos professores, ressaltando as perspectivas e desafios no processo de ensino-aprendizagem da leitura e a formação de leitores. Para nortear nossa pesquisa e discussões contamos com as contribuições teótricas de Andrade e Martins (2006), Alves (2008), Bandeira (2015), Brasil (2017), Freire (1989), Haguete (2003), Martins (2006), Meirelles (2010), Riter (2009),Santos-Théo (2003), Trivinos (2008) e Villardi (1997). Para tanto realizamos uma pesquisa empírica com análise qualitativa dos dados resultantes da aplicação de um questionário on-line com professores atuantes de cinco escolas da rede pública municipal de ensino do Município de Sapé/PB, que se disponibilizaram voluntáriamente a respondê-lo. Os resultados indicam que a escola e professor em parceria com a família desempenham um papel fundamental na formação de alunos leitores. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MGBO03032021.pdf | 904,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
