Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19703
Tipo: TCC
Título: Perspectivas e desafios no ensino e aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Maria das Graças Bernardo de
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: O presente trabalho traz algumas considerações sobre a leitura e teve como objetivo geral analisar a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental sob o ponto de vista dos professores, ressaltando as perspectivas e desafios no processo de ensino-aprendizagem da leitura e a formação de leitores. Para nortear nossa pesquisa e discussões contamos com as contribuições teótricas de Andrade e Martins (2006), Alves (2008), Bandeira (2015), Brasil (2017), Freire (1989), Haguete (2003), Martins (2006), Meirelles (2010), Riter (2009),Santos-Théo (2003), Trivinos (2008) e Villardi (1997). Para tanto realizamos uma pesquisa empírica com análise qualitativa dos dados resultantes da aplicação de um questionário on-line com professores atuantes de cinco escolas da rede pública municipal de ensino do Município de Sapé/PB, que se disponibilizaram voluntáriamente a respondê-lo. Os resultados indicam que a escola e professor em parceria com a família desempenham um papel fundamental na formação de alunos leitores.
Abstract: The present work brings some considerations about reading and its general objective was to analyze reading in the early years of elementary school from the point of view of teachers, highlighting the perspectives and challenges in the teaching-learning process of reading and the formation of readers. To guide our research and discussions we rely on the theorical contributions of Andrade and Martins (2006), Alves (2008), Bandeira (2015), Brasil (2017), Freire (1989), Haguete (2003), Martins (2006), Meirelles (2010), Riter (2009), Santos-Théo (2003), Trivinos (2008) and Villardi (1997). For this purpose, we carried out an empirical research with qualitative analysis of the data resulting from the application of an online questionnaire with teachers from five schools in the municipal public school system in the municipality of Sapé / PB, who volunteered to answer it. The results indicate that the school and teacher in partnership with the family play a fundamental role in the training of student readers.
Palavras-chave: Ensino
Escola
Leitura
Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19703
Data do documento: 2-Dez-2020
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MGBO03032021.pdf904,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons