Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19706
Tipo: TCC
Título: AUTOEFICÁCIA DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA NA CONDUÇÃO DE ENTREVISTA EM SAÚDE MENTAL
Autor(es): SILVA, JHÉSSYCA NÁTALLY DE SANTANA
Primeiro Orientador: Oliveira, Isabel Cristina Vasconcelos de
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar a percepção da autoeficácia dos estudantes de psicologia de instituições de ensino superior (IES) em relação as suas habilidades na condução de entrevistas psicológicas. Para tanto, aplicou-se em 256 participantes o questionário elaborado para os fins citados, além de questionário sociodemográfico. Os participantes relataram sentir baixa autoeficácia quando conduzem entrevistas com crianças, ao usar o formato de entrevista não estruturada, e quando a entrevista aborda temas delicados, os quais exigem maior habilidade do examinador e vínculo com o paciente. Por outro lado, sentem que são mais autoconfiantes quando conduzem entrevistas com adultos e idosos, ao utilizar entrevista estruturada e do tipo anamnese, e ao abordar temas menos complexos. Conclui-se, nesse sentido, que há a necessidade de aprofundar as habilidades de entrevista dos discentes em situações específicas durante a sua formação.
Abstract: The aim of this study is to verify the perception of the self-efficacy of psychology students from higher education institutions (HEIs) in relation to their skills in conducting psychological interviews. For this purpose, the questionnaire prepared for the mentioned purposes was applied to 256 participants, in addition to a sociodemographic questionnaire. Participants reported feeling low self-efficacy when conducting interviews with children, when using the unstructured interview format, and when the interview addresses sensitive topics, which require greater skill from the examiner and bond with the patient. On the other hand, they feel that they are more effective when conducting interviews with adults and the elderly, when using structured and anamnesis-type interviews, and when addressing less complex topics. It is concluded, in this sense, that there is a need to deepen the interview skills of students in specific situations during their training.
Palavras-chave: Saúde mental; Formação do psicólogo; Competência profissional Entrevistas psicológicas.
Mental health; Psychologist training; Professional competence; Psychological interviews.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19706
Data do documento: 11-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Jhessyca_05mar21_FINAL.pdf394,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.