Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria da Luz dos Santos-
dc.date.accessioned2017-09-06T11:58:26Z-
dc.date.available2016-09-13-
dc.date.available2017-09-06T11:58:26Z-
dc.date.issued2016-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1971-
dc.description.abstractThis study of Work Completion of course aimed to identify the achievements and the impasses of teachers for the inclusion of students with autism spectrum disorder (ASD) within the regular education classroom, analyzing his notions about the school process and curricular adaptations. Therefore, we adopted the literature and field research. The latter occurred at School X, with the subject: students with Autistic Spectrum Disorder, teachers of their classes and caregivers responsible for students with ASD. During the field research were used the record with observation instrument in the field diary and the questionnaire addressed to the teachers of students with ASD, whose focus was to know their knowledge about the TEA and methodologies that can favor the inclusion of these students in the environment school. The survey results showed us that there is a visible weakening regarding the education and training of teachers and that this is reflected in the inclusion of students with ASD, making a significant impasse for inclusion of these students in regular schools. Besides, another aspect to be considered concerns the presence of skilled attendants, whose training must be compatible with the responsibility they assume. These results lead us to think about the real meaning of the inclusion and the urgent need for public policies to take responsibility for teacher training, as the main instrument in favor of students who need different look and regulation of the profession of specialized companion, who in the case of School X refers to figure caregiver. Without this, we consider that you can not talk about inclusion, but only insertion and enrollment of students with disabilities or disorders in school without that meets your needs and ensure their rights, as stipulated in the Brazilian legislation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-06T11:58:26Z No. of bitstreams: 1 MLSO13092016: 398916 bytes, checksum: 3c7742e837c0c51e065d705cd86adb48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-06T11:58:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MLSO13092016: 398916 bytes, checksum: 3c7742e837c0c51e065d705cd86adb48 (MD5) Previous issue date: 2016-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação especial-
dc.titleFormação docente e inclusão de alunos com transtorno do espectro autista: algumas reflexõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4913295564659143pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou conhecer as conquistas e os impasses dos docentes durante a inclusão dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula do ensino regular, analisando suas noções sobre o processo escolar e as adaptações curriculares. Para tanto, adotamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última ocorreu na Escola X, tendo por sujeitos: estudantes com Transtorno do espectro Autista, professores das respectivas turmas e cuidadores responsáveis pelos alunos com TEA. Durante a pesquisa de campo foram utilizados o instrumento de observação com registro em diário de campo e o questionário aplicado junto aos professores dos alunos com TEA, cujo foco foi conhecer seus conhecimentos acerca do TEA e das metodologias que podem favorecer a inclusão desses alunos no ambiente escolar. Os resultados da pesquisa nos revelaram que existe um enfraquecimento visível referente à formação e capacitação dos docentes e que essa se reflete na inclusão dos alunos com TEA, se tornando um impasse significativo para inclusão desses alunos na rede regular de ensino. Além disso, outro aspecto a ser considerado diz respeito à presença dos acompanhantes especializados, cujas formações precisam ser compatíveis com a responsabilidade que assumem. Tais resultados nos levam a repensar sobre os reais significados da inclusão e da necessidade urgente que as políticas públicas assumam a responsabilidade sobre a formação docente, como instrumento principal em favor dos alunos que necessitam de olhar diferenciado e da regulamentação da profissão de acompanhante especializado, que no caso da Escola X se refere a figura do cuidador. Sem isto, consideramos que não será possível falar sobre inclusão, mas, somente de inserção e matrícula de estudantes com deficiência ou transtornos na escola, sem que se atendam suas necessidades e se garanta seus direitos, conforme prevê a legislação brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MLSO13092016389,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.