Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19783
Tipo: TCC
Título: METODOLOGIAS ATIVAS: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISICPLINA DE ESPANHOL NO ÂMBITO DA SALA DE AULA
Autor(es): SILVA, CINTYA NAYARA PAULO MACENA
Primeiro Orientador: Cavalcanti, Maria Mercedes Ribeiro Pessoa
Resumo: O presente estudo possui como objetivo refletir sobre os benefícios da utilização de jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem na disciplina de Língua Espanhola no âmbito da sala de aula. Quanto aos aspectos metodológicos do presente estudo, o mesmo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, focalizando a temática dos jogos que recorre a materiais ligados à ludicidade como facilitadora pedagógica na disciplina de espanhol. Ao longo da pesquisa, busca-se demonstrar os benefícios da utilização dos jogos como uma alternativa válida para que o docente possa dar conta do processo de ensino- aprendizagem e de modificar a informação em conhecimento, agregando e enriquecendo o pensar e a sua expressividade. Os exemplos abrangem caça palavras, banco imobiliário, jogo da batalha, entre outras ferramentas lúdicas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This study aims to discuss the benefits of using games as a learning tool in the Spanish Language discipline in the classroom. As for the methodological aspects of the present study, it is characterized by being a bibliographic research and with a qualitative approach, in which it was carried out using materials that addressed the theme of using games as a learning tool in the Spanish discipline. As for the benefits of using games, we support them as one of the alternatives so that the teacher can account for the teaching-learning process, and modify information in knowledge, benefiting thinking and its expressiveness. Among the examples, we can mention word search, real estate bank, game of battle, among others.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Jogos; Metodologias ativas
Língua Espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19783
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CINTYA NAYARA PAULO MACENA SILVA_versão final.pdf717,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons