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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19788
Tipo: TCC
Título: LEITURA FEMINISTA DO COMPORTAMENTO DE GÊNERO, DECADÊNCIA E LOUCURA EM UM BONDE CHAMADO DESEJO (1947), DE TENNESSEE WILLIAMS
Autor(es): COSTA, PRISCILLA PIZARRO
Primeiro Orientador: Freire, Juliana Henriques de Luna
Resumo: É sabido que, sob a perspectiva da sociedade patriarcal, são feitas as regras sociais e que o gênero masculino tem o poder de decisão. Sendo assim, existem expectativas para com o comportamento feminino, desde a tenra infância, em que a formação familiar, educacional e social delas não permite que respondam por si mesmas de forma autônoma, sem que pareçam desrespeitosas ou descumprindo normas pré-estabelecidas. Além disso, no contexto histórico estadunidense da metade do século XX, período após a Segunda Guerra Mundial, especificamente no sul do país, as pessoas passavam por mudanças significativas, como a alteração de um sistema agrário escravocrata, neste momento já falido, para viverem em centros urbanos, onde fábricas abarcavam um grande número de empregos, inseridas em um cenário comum à segunda Revolução Industrial. O presente trabalho aborda o relato sobre a experiência da adaptação da peça Um Bonde Chamado Desejo (1947), de Tennessee Williams, em julho de 2015, na PUC SP, conectada a uma análise baseada no texto original da peça com o intuito de explorar questões sobre poder e sexualidade, comportamento de gênero, desejo e decadência. Quando a personagem Blanche Dubois está com a vida completamente deteriorada, ela enlouquece, e o final trágico acontece. O objetivo é compreender a razão desta obra ser um grande sucesso, qual a influência da sociedade patriarcal na vida de Blanche, o que ou quem a levou à decadência e, também, o porquê, na performance da PUC SP, uma parte da audiência se viu incapacitado de empatizar com a heroina trágica, Blanche, demonstrando maior identificação e empatia com a personagem de Stanley Kowalski. Para a análise, mostrou-se essencial apresentar dados biográficos do dramaturgo, breve panorama da literatura nos Estados Unidos e introdução ao drama estadunidense. Dando sequência, na escolha para teorização são ressaltados estudos da literatura de mulheres com Johannes Willem Bertens (2001), construção de gênero por meio de Simone de Beauvoir (1949) e Judith Butler (1990), poder e sexualidade com Michel Foucault (1977), e o ponto de vista feminino da obra foucaultiana através de Monique Deveaux (1994). Por fim, discutimos loucura como um tema já propenso à tragicidade, com Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), Sandra Luna (2009) e João Dóia de Araújo (2016).
Abstract: It is known that from the perspective of a patriarchal society, social rules are made with the male gender having the decision-making power. Thus, there are expectations for female behavior, since childhood, in which their family, educational and social education does not allow them to respond for themselves autonomously, without seeming disrespectful or breaking pre-established rules. Besides this, in the United States during the middle of the 20th century, a period after the World War II, specifically in the southern part of the country, society was experiencing significant changes, from a failing agrarian system based on slavery, to life in big cities, where factories provided a large number of jobs, in a setting common to the second Industrial Revolution. The present work shows a report about the adaptation of the play A Streetcar Called Desire (1947), a play by Tennessee Williams, in July 2015, at PUC SP, connecting it to an analysis based on the original text of the play, in order to explore questions of power and sexuality, gender behavior and decay. When the character Blanche Dubois is completely deteriorated, she goes crazy, and the tragic ending happens. The aim is to understand why this work is a great success, what is the influence of patriarchal society in Blanche's life, what or who led her to decay, and also, why at the presentation of the play at PUC SP, part of the audience was unable to empathize with the tragic hero, Blanche, and demonstrated greater identification with the character of Stanley Kowalski. For the analysis, it was essential to present biographical data of the playwright, an overview of literature in the United States and a brief introduction of drama in the US. Following this, in the choice for theorization are highlighted studies of the literature by women with Johannes Willem Bertens (2001), gender construction through Simone de Beauvoir (1949) and Judith Butler (1990), power and sexuality with Michel Foucault (1977), and the feminine point of view of foucaultian work through Deveaux (1994). Furthermore, we continued analyzing madness as a theme easily drawn towards tragedy, with Sandra Gilbert and Susan Gubar (1979), Sandra Luna (2009) e João Dóia de Araújo (2016).
Palavras-chave: Literatura sobre mulheres
Construção de gênero
Poder e sexualidade
Loucura
Um Bonde Chamado Desejo
Blanche Dubois
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19788
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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