Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19792
Tipo: TCC
Título: INVESTIGANDO O PAPEL DO PROFESSOR-RESIDENTE NAS ESCOLHAS DE TRANSITIVIDADE EM RELATOS REFLEXIVOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LETRAS INGLÊS
Autor(es): NETO, LAURO ANANIAS DA SILVA
Primeiro Orientador: Souza, Anderson Alves de
Resumo: A Língua Inglesa (LI) detém o título de língua mais influente do mundo, sendo o idioma com maior número de usuários no planeta. Sua influência se estende ao campo educacional, de modo que os artigos e pesquisas para atingir um maior público têm a tendência de ser publicados em inglês. A globalização do idioma se estendeu ao Curso de Letras - Inglês (UFPB - Universidade Federal da Paraíba), em especial nas disciplinas de Estágio Supervisionado e no Programa Residência Pedagógica (PRP), que estimulam a constante reflexão acerca do ensino da LI. No ano de 2018, o Governo Federal criou o Programa Residência Pedagógica, que objetiva o diálogo entre os maiores loci de formação de professores; a escola e a universidade. Para a experiência de Residência da presente pesquisa, os Residentes do meu grupo foram lotados na Escola Cidadã Integral (ECIT) Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa. A cada visita realizada durante o projeto, fomos orientados a produzir um relato reflexivo, que serão analisados nesta pesquisa. O objetivo principal da presente pesquisa é investigar a representação de um Professor-Residente e das dinâmicas operantes em sala de aula construídas em seu próprio relato reflexivo. Mais especificamente, o trabalho investiga: em especial, a figura do Professor-Residente, juntamente com outros participantes como o Professor-Preceptor, Alunos, Aulas e Atividades representadas nos Processos Relacionais, mentais e materiais. A pesquisa tem como arcabouço teórico a Linguística Sistêmico Funcional e o Sistema de Transitividade e tem caráter qualitativo-interpretativo. O resultado da análise revelou: (i) descrever escolhas em transitividade o papel do Professor-Residente em seu relato reflexivo, (ii) discutir a representação do Professor-Residente, do Professor-Preceptor, das aulas, dos alunos e/ou atividades em sala de aula nos Processos Relacionais, mentais e materiais, e (iii) discutir o lugar do relato reflexivo na formação docente. Na seção de apresentação e discussão dos resultados da análise, destaca-se a maior quantidade de ocorrências de processos de caráter positivo quando comparadas às de caráter negativo, o que aponta para a qualidade e eficácia das atividades desenvolvidas na RP. Por fim, a escrita de relatos reflexivos se mostrou uma boa ferramenta para a reflexão e revisitação da prática docente.
Abstract: The English Language (EL) holds the title of most influential language in the world, being the language with the largest number of users on the planet. Its influence extends to the educational field, so that articles and research to reach a larger audience tend to be published in English. The globalization of the language extended to the Undergraduate English language course (UFPB - Federal University of Paraíba), especially in the subjects of Supervised Internship and in the Pedagogical Residency Program (PR), which stimulate constant reflection about the teaching of EL. In 2018, the Federal Government created the Pedagogical Residency Program, which aims at dialogue between the largest teacher training loci , the school and the university. For the Residency experience of this research, the residents of my group were assigned to the Escola Cidadã Integral (ECIT), Olivina Olivia Carneiro da Cunha, in João Pessoa. At each visit made during the project, we were instructed to produce a reflective report, which will be analyzed in this research. The main objective of this research is to investigate the representation of a Resident Professor and the dynamics operating in the classroom built on his own reflective report, more specifically the work investigates: in particular, the figure of the Resident Professor, together with other participants such as the Teacher-Preceptor, Students, Classes and Activities represented in the relational, mental and material processes. The research has as theoretical framework the Functional Systemic Linguistics and the Transitivity System and has a qualitative-interpretative character. The result of the analysis revealed: (i) a greater representation of classes, students and / or activities in the classroom in relational processes, (ii) the representation of the figure of the Resident Teacher in mental processes, and (iii) the representation of the Resident Professor, Teacher-Preceptor, and / or Students in the material processes. In the section for presentation and discussion of the results of the analysis, the greatest number of occurrences of a positive nature stands out when compared to those of a negative nature, which points to the quality and effectiveness of the activities developed in the PR. Finally, report writing proved to be a good tool for reflecting and revisiting teaching practice.
Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica
Relatos Reflexivos
Língua Inglesa
Linguística Sistêmico-Funcional
Sistema de Transitividade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19792
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lauro Ananias da Silva Neto_versão final.pdf522,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons