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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19811
Tipo: Dissertação
Título: A permanência estudantil na Universidade Federal da Paraíba: proposição de um plano para o apoio pedagógico
Autor(es): Nascimento, Emily da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Mariana Lins de
Resumo: Este trabalho teve como proposta agrupar dispositivos para apoio pedagógico ao estudante, em um modelo de organização e implementação de ações que o assessore nas atividades acadêmicas para a sua permanência, ao tempo em que evidenciou a fragilidade na cobertura dessa área, ainda que inerente ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Foi mostrado que as universidades federais ainda precisam superar vias significativas de assistência que não incidam somente na transferência de renda ou benefício. Através dos objetivos específicos buscou-se problematizar acerca das políticas de in/exclusão, com base em teóricos que apontam o caráter desnaturalizante desse processo; rastrear as ações ofertadas pelas universidades federais no que tange à permanência discente, sendo realizado uma busca no Cadastro E-Mec e encontrando 55 instituições com conceito institucional satisfatório pelo SINAES, pelas as quais buscou-se por elementos que indicassem formas de apoio pedagógico ao estudante; e, pretendeu-se, ainda, apontar proposições de plano para apoio pedagógico em suporte à permanência discente, após realizado análise preliminar sobre as informações disponibilizadas nos sítios eletrônicos das instituições, sugerindo como possibilidades de cobertura a “educação tutorial”, “workshops e minicursos”, “conhecimento da realidade profissional” e “plantão de orientação aos estudos”, como um modelo amplo de acesso pelo estudante, por atividades distintas e complementares. Acredita-se que os apontamentos possam substanciar a gestão universitária da Universidade Federal da Paraíba em formas de serviços que alcancem os estudantes em suas necessidades mais gerais, com suporte quer seja por reforço ao conteúdo, ensino às estratégias de aprendizagem ou apoio aos fatores intrínsecos ao discente.
Abstract: This work aimed to group devices for pedagogical support to the student, in a model of organization and implementation of actions that assist him in academic activities for his permanence, while evidencing the fragility in the coverage of this area, although inherent to the Program. National Student Assistance Program (PNAES). It has been shown that federal universities still need to overcome significant avenues of assistance that do not focus solely on income or benefit transfer. Through the specific objectives we tried to discuss about the policies of in/exclusion, based on theorists that point out the denaturalizing character of this process; to track the actions offered by the federal universities regarding student permanence, by searching the E-Mec Registry and finding 55 institutions with satisfactory institutional concept by SINAES, which were searched for elements that would indicate forms of pedagogical support to the student; and, it was also intended to point out propositions of a plan for pedagogical support in support of student permanence, after a preliminary analysis of the information available on the websites of the institutions, suggesting as possibilities of coverage the “tutorial education”, “workshops and short courses”, “Knowledge of professional reality” and “study orientation”, as a broad model of student access to distinct and complementary activities. It is believed that the notes can substantiate the university management of the Federal University of Paraíba in forms of services that reach students in their most general needs, supported either by reinforcing the content, teaching learning strategies or supporting intrinsic factors. student.
Palavras-chave: Educação superior
Políticas públicas
Inclusão
Assistência estudantil
Higher education
Public policy
Inclusion
Student assistance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19811
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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