Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19828
Tipo: TCC
Título: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A SALA DE AULA: ASPECTOS DA LEITURA LITERÁRIA NA GRADUAÇÃO EM LETRAS NA UFPB
Autor(es): ARAÚJO, ELANA GONÇALO DE
Primeiro Orientador: Sagabinazi, Daniela Maria
Resumo: O presente trabalho evidencia como é importante a formação do professor leitor no ensino superior para êxito na sua atuação no ensino básico e objetiva avaliar o ensino de literatura e o estímulo para a leitura literária no Curso de Letras da UFPB, o que é de vital importância para o processo de ensino-aprendizagem no ensino básico, principalmente, quando falamos do ensino de Português e de Literatura, que é o campo em que o egresso da Licenciatura em Letras provavelmente vai atuar. Desse modo, a leitura, que não é uma aprendizagem de resultado imediato, precisa ser exercitada em sala de aula por um profissional que seja leitor, e quando nos voltamos para a leitura literária precisamos de uma atenção maior, porque o docente, para motivar os alunos à leitura, precisa estar bem embasado no sentido teórico e metodológico. Por isso, traremos abordagens de alguns teóricos como Lajolo (2011), Cosson (2013), Ginsburg (2012), entre outros, que mostram, em suas pesquisas, a leitura da literatura como ação fundamental no Curso de Letras. Também apresentaremos os resultados de uma pesquisa feita com alunos da graduação para averiguar como está sendo o processo de formação leitora dos futuros professores. Por fim, mostraremos como ainda é necessário abranger metodologias voltadas ao ensino de literatura, para que o graduando exerça sua função docente de uma forma eficaz.
Abstract: El presente trabajo evidencia lo importante que es la formación del profesor lector en la educación superior para el éxito de su desempeño en la educación básica y objetiva evaluar la enseñanza de la literatura y el estímulo para la lectura literaria en la carrera de Letras de la UFPB, lo que es de vital importancia para el proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación básica, especialmente, cuando hablamos de la enseñanza del Portugués y de la Literatura, que es el campo en el cual el egresado de la Licenciatura en Letras va a actuar. De esta manera, la lectura, que no se trata de un aprendizaje de resultado inmediato, necesita ser ejercitada en el aula por un profesional que sea lector, y cuando nos volvemos hacia la lectura literaria necesitamos dedicar una mayor atención, pues el docente, para motivar a los alumnos a leer, necesita estar bien fundamentado en el ámbito teórico y metodológico. Por lo tanto, traeremos en este trabajo las perspectivas de algunos teóricos como Lajolo (2011), Cosson (2013), Ginsburg (2012), entre otros, que muestran, en sus investigaciones, la lectura de la literatura como acción fundamental en la Carrera de Letras. También presentaremos los resultados de una investigación realizada con estudiantes de grado para averiguar cómo está siendo el proceso de formación lectora de los futuros docentes. Finalmente, mostraremos cómo aún es necesario abarcar metodologías orientadas a la enseñanza de la literatura, para que el estudiante de grado pueda ejercer su función docente de una manera efectiva.
Palavras-chave: Docência
Ensino
Leitura
Literatura
Leitor
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19828
Data do documento: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ELANA GONCALO DE ARAUJO_versão final.pdf376,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons