Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19889
Tipo: TCC
Título: MAUS-TRATOS AOS ANIMAIS EM ABATEDOUROS: A INCONGRUÊNCIA DA LIMITAÇÃO DA DIGNIDADE ANIMAL
Autor(es): CORDEIRO, Gabriella Lacerda Montenegro
Orientador: FIGUEIREDO, Francisco José Garcia
Resumo: O presente trabalho analisa a perspectiva da violação da dignidade animal na indústria alimentícia, mais precisamente no setor do abate. A questão da evolução da consideração dos animais é levantada a partir de uma ótica filosófica, ética e científica, que sustentaram os argumentos a favor da positivação constitucional da vedação à crueldade e o real surgimento do Direito Animal. A partir dessa análise, se faz necessário entender que ainda há um contrassenso normativo que permite a exploração dos animais na indústria alimentícia, mas com cautelas que visam minimizar o sofrimento a que são submetidos, já que a regra constitucional da violação da crueldade abrange todos os animais, inclusive aqueles destinados ao consumo. A pesquisa busca demonstrar como o campo do Direito Animal avança em relação aos animais destinados ao abate, sendo observado a existência de diversos instrumentos que regulam a temática. Apesar dos inúmeros avanços na tentativa de uma maior regulamentação, foi demonstrado que ainda há uma intensa falha no campo da eficácia normativa, sendo encontradas diversas atrocidades que caracterizam os maus-tratos em diversos abatedouros da Paraíba. Entender o porquê dessa falha na eficácia dos instrumentos que regulamentam o abate humanitário torna-se essencial para objetivar soluções que minimizam a crueldade animal nesse setor e garantir o direito fundamental à existência digna que a Constituição preconiza.
Abstract: O presente trabalho analisa a perspectiva da violação da dignidade animal na indústria alimentícia, mais precisamente no setor do abate. A questão da evolução da consideração dos animais é levantada a partir de uma ótica filosófica, ética e científica, que sustentaram os argumentos a favor da positivação constitucional da vedação à crueldade e o real surgimento do Direito Animal. A partir dessa análise, se faz necessário entender que ainda há um contrassenso normativo que permite a exploração dos animais na indústria alimentícia, mas com cautelas que visam minimizar o sofrimento a que são submetidos, já que a regra constitucional da violação da crueldade abrange todos os animais, inclusive aqueles destinados ao consumo. A pesquisa busca demonstrar como o campo do Direito Animal avança em relação aos animais destinados ao abate, sendo observado a existência de diversos instrumentos que regulam a temática. Apesar dos inúmeros avanços na tentativa de uma maior regulamentação, foi demonstrado que ainda há uma intensa falha no campo da eficácia normativa, sendo encontradas diversas atrocidades que caracterizam os maus-tratos em diversos abatedouros da Paraíba. Entender o porquê dessa falha na eficácia dos instrumentos que regulamentam o abate humanitário torna-se essencial para objetivar soluções que minimizam a crueldade animal nesse setor e garantir o direito fundamental à existência digna que a Constituição preconiza.
Palavras-chave: Dignidade Animal
Crueldade
Indústria Alimentícia
Maus-Tratos
Abatedouros da Paraíba
Abate Humanitário
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Direito Privado
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19889
Data do documento: 26-Mar- 20
Aparece nas coleções:TCC - Direito - João Pessoa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLMC260320.pdf723,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.