Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19890
Tipo: TCC
Título: Projeto bandas de PE (Pernambuco): sua importância sociocultural na perspectiva dos professores ministrantes
Título(s) alternativo(s): PE Bands project (Pernambuco): its socio-cultural importance from the perspective of teaching teachers
Autor(es): Silva, Admário Vieira da
Primeiro Orientador: Fonseca, Glaucio Xavier da
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo compreender a função do projeto Bandas de PE (Pernambuco) na formação musical de alunos, sob a ótica dos professores participantes. Com essa finalidade, analisamos o projeto Bandas de PE no processo ensino-aprendizagem, sua abrangência sociocultural tendo a música como fator de inclusão social. O estudo utilizou, como fonte, sites acadêmicos, anais, periódicos e outros meios necessários para a construção do trabalho. Fizemos a análise, utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, a história cultural e Oral para dar conta das falas (entrevistas). Para isso, o método de revisão de literatura bibliográfica foi realizado, iniciando com a análise da importância do projeto Bandas de PE para os músicos pernambucanos. Em seguida, foi ressaltada a importância da música como inclusão, adentrando na narração dos que fazem o projeto, os professores. A pesquisa teve como resultado a relevância que a música tem na inclusão dos participantes do projeto, assim como dos que ensinam e participam da história do projeto.
Abstract: This research had as objective understand the function of the Pernambuco Bands project in the musical formation of students from the point of view of participating teachers. To this end, we analyzed the PE Bands project in the teaching-learning process, its socio-cultural scope having music as a factor of social inclusion. The study used, as a source, academic sites, annals, journals and others necessary for the construction of the work. We did the analysis, using the bibliographic research with qualitative approach, the cultural and oral history to account for the lines (interviews). For this, the method of literature review was carried out, starting with the analysis of the importance of the project Bands of PE for musicians from Pernambuco. Then, the importance of music as inclusion was emphasized, entering into the narration of those who make the project, the teachers. The result of the research was the relevance that music has in the inclusion of project participants, as well as those who teach and participate in the history of the project.
Palavras-chave: Música - Ensino
Bandas Musicais - Pernambuco
Música - Inclusão social
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Musical
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19890
Data do documento: 1-Out-2020
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVS25032021.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons