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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19941
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Maria Aurilene Ferreira-
dc.date.accessioned2021-04-07T12:58:59Z-
dc.date.available2021-04-07-
dc.date.available2021-04-07T12:58:59Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19941-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze how the theme of the literacy environment is present in academic production with regard to the process of literacy and literacy in the Early Years of Elementary School. From a mapping of academic productions, characterizing these productions and reflecting on the approach of the literacy environment theme in these studies. In the process of literacy and literacy, the space where interactions, practices and educational proposals take place, in which resources and materials are available and accessible to children it can not be disregarded. As a methodology we opted for a qualitative-quantitative approach, being a bibliographic research. Based on our search and survey based on the years 2019-2020, we selected a total of 15 productions that deal with the literacy environment theme, thus constituting our corpus of analysis. To support the theoretical references, we base this research on the studies of Magda Soares (2004, 2010, 2016), Mortatti (2000,2006), Tfouni (2002), and Scliar-Cabral (1998), and their concepts of literacy and literacy; Paulo Freire (1981, 1987, 1996) and the student's reflections as an active and autonomous subject in the learning processes and in the responsibility of the educator and the school in this path; with regard to the literacy environment theme, we used Forneiro (1998), Ferreiro (1993), Kleiman (1995) and Silva (2017). According to what was analyzed from the data generated, the literacy environment is a topic of little prominence in academic production and deserves a different look, considering the weight it represents in the educational process. In view of this, this work intends to corroborate to highlight the need to expand studies that deal with the organization of the literacy environment in the process of literacy and literacy in the Early Years of Elementary School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-04-07T12:58:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAFG07042021.pdf: 1246139 bytes, checksum: af19c496763f377e6e11db77de60aa1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-07T12:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAFG07042021.pdf: 1246139 bytes, checksum: af19c496763f377e6e11db77de60aa1b (MD5) Previous issue date: 2021-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAmbiente alfabetizadorpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleO ambiente alfabetizador no processo de alfabetização e letramento: o que as produções acadêmicas revelampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Joseval dos Reis-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira a temática do ambiente alfabetizador está presente na produção acadêmica no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de um mapeamento das produções acadêmicas, caracterizando estas produções e refletindo acerca da abordagem do tema ambiente alfabetizador nestes estudos. No processo de alfabetização e letramento, o espaço onde acontecem as interações, as práticas e propostas educativas, no qual há recursos e materiais disponíveis e acessíveis às crianças não pode ser desconsiderado. Como metodologia optamos por uma abordagem qualitativa-quantitativa, sendo uma pesquisa de caráter bibliográfico. A partir da nossa busca e levantamento com base nos anos de 2019-2020 selecionamos um total de 15 produções que versam sobre o tema ambiente alfabetizador constituindo-se assim o nosso corpus de análise. Para fundamentar as referências teóricas embasamos esta pesquisa nos estudos de Magda Soares (2004, 2010, 2016), Mortatti (2000,2006), Tfouni (2002), e Scliar-Cabral (1998), e suas concepções de alfabetização e letramento; Paulo Freire (1981, 1987, 1996) e as reflexões do aluno como sujeito ativo e autônomo nos processos de aprendizagens e na responsabilidade do educador e da escola neste percurso; no que diz respeito ao tema ambiente alfabetizador utilizamos Forneiro (1998), Ferreiro (1993), Kleiman (1995) e Silva (2017). De acordo com o que foi analisado a partir dos dados gerados, o ambiente alfabetizador é um tema de pouco destaque nas produções acadêmicas e que merece um olhar diferenciado, tendo em vista o peso que representa no processo educativo. Diante disto, este trabalho pretende corroborar para evidenciar a necessidade de ampliação estudos que tratem sobre a organização do ambiente alfabetizador no processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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