Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19941Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gonçalves, Maria Aurilene Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2021-04-07T12:58:59Z | - |
| dc.date.available | 2021-04-07 | - |
| dc.date.available | 2021-04-07T12:58:59Z | - |
| dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19941 | - |
| dc.description.abstract | The main objective of this work is to analyze how the theme of the literacy environment is present in academic production with regard to the process of literacy and literacy in the Early Years of Elementary School. From a mapping of academic productions, characterizing these productions and reflecting on the approach of the literacy environment theme in these studies. In the process of literacy and literacy, the space where interactions, practices and educational proposals take place, in which resources and materials are available and accessible to children it can not be disregarded. As a methodology we opted for a qualitative-quantitative approach, being a bibliographic research. Based on our search and survey based on the years 2019-2020, we selected a total of 15 productions that deal with the literacy environment theme, thus constituting our corpus of analysis. To support the theoretical references, we base this research on the studies of Magda Soares (2004, 2010, 2016), Mortatti (2000,2006), Tfouni (2002), and Scliar-Cabral (1998), and their concepts of literacy and literacy; Paulo Freire (1981, 1987, 1996) and the student's reflections as an active and autonomous subject in the learning processes and in the responsibility of the educator and the school in this path; with regard to the literacy environment theme, we used Forneiro (1998), Ferreiro (1993), Kleiman (1995) and Silva (2017). According to what was analyzed from the data generated, the literacy environment is a topic of little prominence in academic production and deserves a different look, considering the weight it represents in the educational process. In view of this, this work intends to corroborate to highlight the need to expand studies that deal with the organization of the literacy environment in the process of literacy and literacy in the Early Years of Elementary School. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-04-07T12:58:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAFG07042021.pdf: 1246139 bytes, checksum: af19c496763f377e6e11db77de60aa1b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-04-07T12:58:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAFG07042021.pdf: 1246139 bytes, checksum: af19c496763f377e6e11db77de60aa1b (MD5) Previous issue date: 2021-12-09 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ambiente alfabetizador | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.title | O ambiente alfabetizador no processo de alfabetização e letramento: o que as produções acadêmicas revelam | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Miranda, Joseval dos Reis | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira a temática do ambiente alfabetizador está presente na produção acadêmica no que diz respeito ao processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir de um mapeamento das produções acadêmicas, caracterizando estas produções e refletindo acerca da abordagem do tema ambiente alfabetizador nestes estudos. No processo de alfabetização e letramento, o espaço onde acontecem as interações, as práticas e propostas educativas, no qual há recursos e materiais disponíveis e acessíveis às crianças não pode ser desconsiderado. Como metodologia optamos por uma abordagem qualitativa-quantitativa, sendo uma pesquisa de caráter bibliográfico. A partir da nossa busca e levantamento com base nos anos de 2019-2020 selecionamos um total de 15 produções que versam sobre o tema ambiente alfabetizador constituindo-se assim o nosso corpus de análise. Para fundamentar as referências teóricas embasamos esta pesquisa nos estudos de Magda Soares (2004, 2010, 2016), Mortatti (2000,2006), Tfouni (2002), e Scliar-Cabral (1998), e suas concepções de alfabetização e letramento; Paulo Freire (1981, 1987, 1996) e as reflexões do aluno como sujeito ativo e autônomo nos processos de aprendizagens e na responsabilidade do educador e da escola neste percurso; no que diz respeito ao tema ambiente alfabetizador utilizamos Forneiro (1998), Ferreiro (1993), Kleiman (1995) e Silva (2017). De acordo com o que foi analisado a partir dos dados gerados, o ambiente alfabetizador é um tema de pouco destaque nas produções acadêmicas e que merece um olhar diferenciado, tendo em vista o peso que representa no processo educativo. Diante disto, este trabalho pretende corroborar para evidenciar a necessidade de ampliação estudos que tratem sobre a organização do ambiente alfabetizador no processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MAFG07042021.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
