Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19955
Tipo: TCC
Título: MARKETING DIGITAL: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O COLÉGIO E CURSO ALBERT EINSTEIN, DA CIDADE DE SAPÉ, E SUA ACEITAÇÃO A PARTIR DA VISÃO DO PÚBLICO
Autor(es): ANDRADE DA SILVA, DARLINTON JONES
Primeiro Orientador: Golzio, Derval Gomes
Resumo: As Mídias Sociais Digitais vêm desenvolvendo ações que são fundamentais para a popularização de um produto ou serviço no meio online, de forma instantânea e interativa. Com isso, o presente estudo objetiva apresentar como foi elaborado o planejamento de marketing digital para o Colégio e Curso Albert Einstein, da cidade de Sapé, além de investigar a aceitação do plano através da visão do público consumidor. Dessa forma, realizamos uma pesquisa institucional, onde foi possível identificar e analisar os pontos positivos e negativos para melhorar a comunicação da instituição, bem como planejar ações a serem utilizadas com o intuito de tornar presente a marca da instituição no ambiente virtual. Para investigar a aceitação das ações promovidas para a marca, foram elaborados os objetivos específicos a seguir: a) identificar quem são os respondentes que estão presentes de forma ativa nas Mídias Sociais Digitais; b) descobrir qual mídia social traz mais visibilidade para a marca; e c) verificar se as ferramentas utilizadas atendem as necessidades do público-alvo. A pesquisa foi executada por meio da realização de um questionário, de forma eletrônica, através do Google Drive, no qual obteve 100 respostas válidas. A análise das respostas permitiu identificar que os alunos da instituição são o público predominante nas mídias do colégio e que a mídia que traz mais visibilidade para o produto é o Instagram. Além disso, a maior parte dos respondentes encontra-se satisfeita com as ações planejadas e executadas para elevar o nome da instituição. Através do trabalho realizado, o Colégio Albert conseguiu identificar melhor o seu público, podendo assim utilizar os dados e evidências como parâmetro para realizar ações de marketing melhor segmentadas, assim como em futuras pesquisas.
Abstract: Digital Social Media has been developing actions that are essential for the product popularization or service in the online environment, in an instant and interactive way. By these means, the present study aims to present how the digital marketing strategy for Colégio e Curso Albert Einstein, in the city of Sapé, was developed, in addition to investigating the acceptance of the plan through the view of the consuming public. Thus, we conducted an institutional survey that it was possible to identify and analyze the positive and negative points to improve the institution's communication, as well as to plan actions to be used in order to make the institution's brand present in the virtual environment. The following specific objectives were elaborated to investigate the acceptance of the actions promoted for the brand: a) identify who are the respondents that are actively present in the Digital Social Media; b) find out which social media brings more visibility to the brand; and c) verify if the tools used meet the target audience needing. The survey was developed by means of questionnaire, electronically, through Google Drive, in which it obtained 100 valid responses. The analysis of those answers made it possible to identify the institution's students are the predominant public in school's media and Instagram is the media that brings more visibility to the product. In addition, most respondents are satisfied with the actions planned and carried out to raise the name of the institution. Through work carried out, Colégio Albert was able better identify its audience, thus being able to use data and evidence as a parameter to carry out better targeted marketing actions, as well as in future research.
Palavras-chave: Marketing Digital
Planejamento
Mídias Sociais Digitais
CNPq: Comunicação - Comunicação Visual
Planejamento Educacional
Marketing - Mídias Sociais
Relações Públicas e Propaganda
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19955
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DARLINTON JONES ANDRADE.pdf3,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.