Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARBOSA, EMERSON LOPES-
dc.date.accessioned2021-04-21T21:02:18Z-
dc.date.available2021-04-18-
dc.date.available2021-04-21T21:02:18Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19962-
dc.description.abstractIn this work, we sought to research institutional communication, in order to identify in which ways the extension actions of the “UFPB in your Municipality” Program could contribute to a greater dialogical dialogue between university and society, with the benefit of stimulating municipal administrations to the creation of contextualized public policies in the municipalities where they operate. Then, content analyzes were carried out on documents of proposals for extension actions approved and concluded from 2017 to 2019, analyzes of online databases (SIGAA-UFPB, DataSEBRAE, IBGE-Cidades, Portal da Transparência), and analyzes of questionnaires. Therefore, there was a high degree of territorialization of extension actions, which are carried out in all mesoregions of the State of Paraíba and in four other Brazilian states, three in the Northeast and one in the Midwest. It was noticed that the extension actions have a high capacity to articulate multiple public and private organizations and the possibility of raising external resources to promote their activities was verified, which imposes the realization that there is potential for the creation of contextualized public policies with local realities based on extension actions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Olavo Mendes (ccmd@cchla.ufpb.br) on 2021-04-21T21:02:18Z No. of bitstreams: 1 TCC 2 - ELB - Final corrigido.pdf: 2561914 bytes, checksum: 0d770a80a001cc9cdad9620a4cc10570 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-21T21:02:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC 2 - ELB - Final corrigido.pdf: 2561914 bytes, checksum: 0d770a80a001cc9cdad9620a4cc10570 (MD5) Previous issue date: 2020-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectInterlocução dialógicapt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectGestão Socialpt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectSocial Managementpt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.titleTerritórios de interlocução e participação: O Edital “UFPB no seu Município” como meio de interlocução multissetorial para o fomento de políticas públicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Thiago Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2728638167917294pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2728638167917294pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho buscou-se pesquisar sobre a comunicação institucional, a fim de identificar em quais formas as ações de extensão do Programa “UFPB no seu Município” poderiam contribuir para uma maior interlocução dialógica entre universidade e sociedade tendo como benefício o estímulo a gestões municipais para a criação de políticas públicas contextualizadas nos municípios onde elas atuam. Realizou-se, então, análises de conteúdo em documentos de propostas de ações de extensão aprovadas e concluídas de 2017 a 2019, análises de bancos de dados online (SIGAA-UFPB, DataSEBRAE, IBGE-Cidades, Portal da Transparência), e análises de questionários. Diante disso, verificou-se o alto grau de territorialização das ações de extensão, sendo que elas são realizadas em todas as mesorregiões do Estado da Paraíba e em outros quatro estados brasileiros, três na região Nordeste e um na região Centro-oeste. Foi percebido que as ações de extensão possuem elevada capacidade de articulação de múltiplas organizações públicas e privadas e verificou-se a possibilidade de captarem recursos externos para fomento às suas atividades, o que impõe a constatação de que há potencial para criação de políticas públicas contextualizadas com as realidades locais a partir das ações de extensão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMídias Digitaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesAgência USP de Inovação. Disponível em: <http://www.inovacao.usp.br/conexaousp/>. Acesso em: 07 nov. 2020. AMARAL, N. (Coord.) Políticas públicas: conceitos e práticas. v. 7. Belo Horizonte: Sebrae, 2008. 48 p. Série Políticas Públicas. BENSO, Aline. Processos de comunicação, transparência e publicização em práticas de gestão social: o caso do território da cidadania Noroeste Colonial. 2013. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 08 mar. 2020. BRASIL. Constituição (1988). Decreto nº Nº 7.233, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre procedimentos orçamentários e financeiros relacionados à autonomia universitária, e dá outras providências. Brasília, DF, 20 jul. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7233.htm. Acesso em: 15 mar. 2020. BRASIL. Constituição (1988). Lei nº Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.. Plano Nacional de Educação - Pne. Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 mar. 2020. BRASIL. Constituição (2018). Resolução nº 07, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e daì outras providências.. . Brasília , DF, 18 dez. 2018. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2018/rces007_18%20-%20MEC%20CNE.pdf. Acesso em: 22 nov. 2020. BOTELHO, Louise de Lira Roedel et al. REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DAS UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS E OS DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO DE INCUBADORAS TECNOSSOCIAIS. 2014. BURITY, J. A. Identidades coletivas em transição e a ativação de uma esfera pública nãoestatal. In: LUBAMBO, C. et al (Org.). Desenho institucional e participação 82 política: experiências no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2005. Cap.3. p. 63-107. CAPELLA, Ana Cláudia Niedhardt. Formulação de políticas públicas. 2018. CENTRO DE LIDERANÇA PÚBLICA. Ranking de competitividade dos estados. Disponível em: <https://www.rankingdecompetitividade.org.br/indicador/inovacao/pb>. Acesso em: 07 nov. 2020. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. CHAMADA CNPq Nº 12/2020. Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI. 2020. CORRÊA, Edson José. Extensão universitária: organização e sistematização. Belo Horizonte: Coopmed, 2007. COSTA, Benhur Pinós da. Por uma geografia do cotidiano: território, cultura e homoerotismo na cidade. 2007. DE ARAUJO, Cristiano Cassiano; DOS SANTOS CALDAS, Alcides. Território, territorialização, territorialidade e a questão agrária: impasses socioespaciais, possibilidades analíticas. Geosul, v. 34, n. 70, p. 358-384, 2019. DELEUZE, Gilles. Gilles Deleuze Claire Parnet. Diálogos, 1980. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia, v. 1, p. 3, 1995. DOS SANTOS, Aldenor Soares; DE LACERDA, Carmelita Torres; DE SOUSA BARBOSA, Marinalva. A importância da cooperação universidade-empresa na formação do profissional. (2019) DOWBOR, Ladislau. O que é poder local. Brasiliense, 2017. FIEC. Índice FIEC de inovação dos estados, 2018. Disponível em: <https://arquivos.sfiec.org.br/sfiec/files/files/Indice%20FIEC%20de%20Inovacao%20dos%20Estados.pdf> FORPROEX, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasil, 2012 FORPROEX, Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasil, 2006 FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. Editora Paz e Terra, 1983. 83 ________.Pedagogia do Oprimido. 17ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p. 259-268, 1987. ________. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos:: Coleção Pesquisa Qualitativa. 1. ed. São Paulo -SP: Bookman Editora, 2009. GONÇALVES, Alícia Ferreira. O pensamento mítico na teoria da ação comunicativa. Campinas, Idéias, v. 12, n. 2, p. 13. 2005 GONÇALVES, M.J. A Gestão Colaborativa de Conflitos entre Turismo e Território: o caso do Litoral Troia-Melides. Lisboa: Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, 2012 (Tese de Doutoramento). HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. trad. Flávio Beno Siebeneichler, v. 2, p. 2, 1997. _________________. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. _________________. Teoria do Agir Comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro; DE MELLO FRANCO, Francisco Manoel. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2001. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Mapa das Organizações da Sociedade Civil, 2020. Disponível em: <https://mapaosc.ipea.gov.br/resultado-consulta.html?municipio=2501005>. Acesso em: 23 jan. 2020. JOÃO PESSOA-PB. CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - CONSUNI. Resolução 61/2014. 2014. Disponível em: <http://plone.ufpb.br/prac/contents/paginas/portaarquivos/resolucao-atividades-de-extensao-no-61-2014.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2020. JOÃO PESSOA-PB. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz. Universidade Federal da Paraíba. UFPB em números (2012-2018). 2019. Disponível em: <http://www.ufpb.br/acessoainformacao/contents/documentos/ufpb-numeros_2012-2018.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2019. JOÃO PESSOA-PB. Programa UFPB no seu município promove curso de Vivência em Ações Legislativas na Câmara Municipal de Areia. Matéria publicada pela em 06/12/2013 por ASCOM – Reitoria. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: <http://www.ufpb.br/antigo/content/programa-ufpb-no-seu-munic%C3%ADpio- 84 promove-curso-de-viv%C3%AAncia-em-a%C3%A7%C3%B5es-legislativas-na-c%C3%A2mara-mun>. Acesso em: 25 out. 2020. JOÃO PESSOA-PB. PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2019. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/pdi/pdi_2019-2023_posconsuni-1.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2020. JOÃO PESSOA-PB. PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO. . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 2018. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/pdi/pdi_ufpb_2014-2018.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2020. KAPLÚN, Mario. Una pedagogía de la comunicación. Ediciones de la Torre, 2010. LOPES, J. Fazer Do Trabalho Científico Em Ciências Sociais Aplicadas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006. MANIN, Bernard. The principles of representative government. Cambridge University Press, 1997. MARQUES, Francisco Paulo Jamil Almeida. Ciberpolítica: conceitos e experiências. 2016. MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, p. 7-42, 2014. MARTINS, Paulo Henrique. A sociologia de Marcel Mauss: Dádiva, simbolismo e associação. Revista crítica de ciências sociais, n. 73, p. 45-66, 2005. MEDEIROS, Crisvalter R. de A.; BARBOSA, Emerson Lopes; AMARAL, Daniel Theodósio do. Servidores e alunos do IFPB participam de Oficinas de Vídeos para Mídias Sociais realizadas pelo programa Educomunicação/Proexc. Rede Rizoma: ação reflexão, João Pessoa, v. 2, p.01-05, 14 dez. 2017. Anual. Disponível em: <http://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/rederizoma/article/view/1805>. Acesso em: 23 jan. 2020. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. MONTOYA-GALLEGO, Erney. La Calle como escenario de Comunicación y como Microterritorio Urbano: descripción a partir de cinco calles de Rionegro. Desarrollo y Territorio III: comunidad, familia y educación, p. 163. 85 MOREIRA, Sonia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, p. 269-279, 2005. OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007. OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma etnologia dos" índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, v. 4, n. 1, p. 47-77, 1998. PARAÍBA. Governo do Estado. Plano de Desenvolvimento Territorial Inteligente e Sustentável. 2020. Disponível em: http://plades.pb.gov.br/sobre-o-plades. Acesso em: 07 nov. 2020. PORTER, Robert; PORTER, Kerry-Ann. Habermas and the pragmatics of communication: a Deleuze–Guattarian critique. Social Semiotics, v. 13, n. 2, p. 129-145, 2003. RELATÓRIO de Gestão da UFPB. 2013. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-2013>. Acesso em: 19 fev. 2020. RELATÓRIO de Gestão da UFPB. 2014. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-2014>. Acesso em: 19 fev. 2020. RELATÓRIO de Gestão da UFPB. 2015. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-ufpb-2015.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2020. RELATÓRIO de Gestão da UFPB. 2016. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-2016.pdf>. Acesso em: 19 fev. 2020. RELATÓRIO de Gestão da UFPB. 2017. Disponível em: <http://www.proplan.ufpb.br/proplan/contents/documentos/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-2017>. Acesso em: 19 fev. 2020. RELATÓRIO de Gestão da UFPB. 2018. Disponível em: <https://drive.ufpb.br/s/t3XKdyTzDiYt2Bf>. Acesso em: 19 fev. 2020. REVEZ, Jorge. Papel das Associações de desenvolvimento local e regional, como estrutura organizacional e funcional inovadora de gestão no desenvolvimento local: A experiência portuguesa do Alentejo. DRd-Desenvolvimento Regional em debate, v. 4, n. 2, p. 115-139, 2014. RIZOMA. In: PROYECT IDIS: Investigación en Diseño de Imagen y Sonido. Disponível em: https://proyectoidis.org/rizoma/rizoma/ . Acesso em 24 out. 2020. 86 SANTOS, Boaventura S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo:Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época, v. 11). SIEGEL, S., & CASTELLAN Jr., N. J. (2006). Estatística Não-Paramétrica para Ciências do Comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2a Edição. SILVA, Jailson; ANSEL, Thiago. Mídia e favela: comunicação e democracia nas favelas e espaços populares. Observatório de favelas, ed, v. 1, p. 6-52, 2012. SOARES, I de O. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação – contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011 SOUSA, B. A.; MEDEIROS, V. M. Rede rizoma: movimento de extensão no IFPB. João Pessoa, PB: IFPB, 2016. SOUSA, B.A.; MEDEIROS, V.M. (2016) Rede rizoma: Movimento de Extensão no IFPB. 1ª. ed. João Pessoa/PB: Editora do IFPB, 2016. v. v.1. 108p University of Toronto, John H. Daniels Faculty of Architecture, Landscape, and Design, “Cities, Trees, and Rhizomes,” June 14, 2013, http://www.daniels.utoronto.ca/news/2013-06-14/daniels-faculty-currentand-former-students-featured-upcoming-urban-ecologies-2013, Acesso em: 24 out. 2020. VALENTE, Jonas. Venício Artur de Lima - “Os grupos contrários à liberdade de expressão são os mesmos que empunham a bandeira da liberdade de expressão”. 2012. Entrevista concedida ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Disponível em: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2787:catid=28&Itemid=23IPEA. Acesso em: 01 mar. 2020. XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da Geração Y. Calidoscópio, v. 9, n. 1, p. 3-14, 2011. WEBER, Max Weber. Economía y sociedad: esbozo de sociología comprensiva. Fondo de Cultura Económica, 1964.pt_BR
dc.subject.cnpqProcessos da Comunicação; Teorias da Comunicação; Relações públicas; Administração Municipal e Urbanapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - ELB - Final corrigido.pdf2,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.