Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19994
Tipo: Dissertação
Título: Diretrizes para o design de jogos sérios educativos com foco na satisfação do jogador
Autor(es): Almeida, José Lauciano Ferreira de
Primeiro Orientador: Machado, Liliane dos Santos
Resumo: A satisfação é geralmente abordada na avaliação de jogos e objetiva conhecer os elementos que agradaram e motivaram o jogador. Alguns modelos foram propostos para realizar esta tarefa, como os modelos GameFlow e EGameflow, este último especificamente voltado para avaliar a satisfação em jogos educativos. Observa-se, portanto que a avaliação da satisfação é uma medição a posteriori. O presente trabalho aborda o desenvolvimento de jogos sérios voltados para propósitos educacionais que considerem a satisfação na sua modelagem. Neste contexto, relaciona os modelos GameFlow e EGameflow com elementos de design de jogos para propor um conjunto de diretrizes voltadas para o design de jogos sérios educativos com foco na satisfação do jogador. As diretrizes foram aplicadas no design do jogo Geoplano PIX, posteriormente avaliado com alunos do ensino fundamental, e mostraram potencial na obtenção da satisfação dos jogadores.
Abstract: Player enjoyment is generally approached in the evaluation of games and aims to know the elements that please and motivates the player. There are models proposed for accom plishing this task, such as GameFlow and EGameFlow, the latter specifically dedicated to educational games. In this manner, player enjoyment can only be evaluated a posteriori. This work approaches the development of serious games with educational purposes while considering player enjoyment in its design. In this context, this work relates the GameFlow and EGameFlow models with design elements of digital games to propose a set of guidelines for designing educational serious games focusing on player enjoyment. The guidelines were applied in the design of the game Geoplano PIX, later evaluated with students of elementary schools, and showed potential for achieving player enjoyment.
Palavras-chave: Design de jogos
Satisfação do jogador
GameFlow
Jogo sério educativo
Game design
Player enjoyment
Educational serious game
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19994
Data do documento: 23-Ago-2019
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséLaucianoFerreiraDeAlmeida_Dissert.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons