Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20031
Tipo: TCC
Título: Programa de Relações Públicas para a empresa Design & Vidros.
Título(s) alternativo(s): Public Relations Program for the company Design & Vidros.
Autor(es): Pereira, Alynete Andriola
Santos, Bruno Ramos dos
Alves, Joselma Gomes
Cardoso, Thainá dos Santos
Primeiro Orientador: Maia, Andréa Karinne Albuquerque
Resumo: Nos dias atuais, as formas de comunicação seguem em constante expansão, com isso as empresas vêm explorando vários meios de comunicação a fim de permanecer no mercado onde estão inseridas. Entretanto, para que haja o melhor aproveitamento e eficiência da utilização dessas ferramentas, é fundamental a presença de um profissional de Relações Públicas para gerir a comunicação e fazer com que o público absorva o que a empresa tem a oferecer. Nesse contexto, esse trabalho consiste na elaboração e execução de um Programa de Relações Públicas para a empresa Design & Vidros, tendo como objetivo a melhoria do relacionamento com seu público e aumentar a divulgação da empresa no mercado. O ponto de partida foi a realização de um briefing e uma pesquisa de opinião com os clientes da empresa, o que nos ajudou a identificar com qual público estamos lidando, além de mostrar suas preferências e se os mesmos estão satisfeitos. A partir dos dados coletados, foi elaborado um diagnóstico detectando os problemas existentes e permitindo que fossem traçadas estratégias para o Programa de Relações Públicas. As ações implantadas tiveram o objetivo de atender às necessidades da empresa e melhorar seu funcionamento. Para isso, foram realizadas as seguintes ações: criação de um perfil empresarial no aplicativo WhatsApp, otimização do uso da mídia digital Instagram, realização de panfletagem, criação de uma nova identidade visual e, por último, foi criada uma ação específica para a relação empresa/cliente. Para executar essa ação foi enviado para os clientes uma mensagem de agradecimento pelo uso dos produtos e serviços. Com a realização deste trabalho, foi possível destacar a importância do profissional de Relações Públicas para a empresa Design & Vidros com estratégias para construir e proteger uma boa imagem da empresa, estabelecer o relacionamento com os públicos de forma estratégica, bem como o gerenciamento da organização no mercado.
Abstract: Nowadays, the ways of communication are constantly expanding, as companies are exploring various media in order to remain in the market where they are inserted. However, for the best use and efficiency of tools, the presence of a Public Relations professional is essential to manage the communication and to make the public absorb what the company has to offer. In this context, this work consists in the elaboration and execution of a Public Relations Program for the company Design & Vidros, with the purpose of improving the relationship with its public and to increase the company's publicity in the market. The starting point was a briefing and an opinion poll with the company's clients, which helped to identify which audience we were dealing with, as well as show their preferences and whether they are satisfied. From the collected data, a diagnosis was made detecting the existing problems and allowing strategies to be drawn up for the Public Relations Program. The actions implemented were aimed at meeting the needs of the company and improving its operation. This was done by creating a business profile in the WhatsApp application, optimizing the use of the digital media Instagram, plywood, m, creating a new visual identity for the company, and finally creating a specific action for the company and customer relationship, and for performing this action was sent to the customers a thank you message for the use of the products and services. With the accomplishment of this work, it was possible to emphasize the importance of the Public Relations professional to establish the relationship with the public in a strategic way, as well as the management of the organization in the market praising for its good image.
Palavras-chave: Relações Públicas
Comunicação
Cultura organizacional
Pesquisa de opinião
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20031
Data do documento: 7-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAP25062018.pdf2,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons