Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20032| Tipo: | TCC |
| Título: | Aportes para uma educação plural a partir do conceito de espiritualidade em Michel Foucault |
| Autor(es): | Santos, Rodrigo Alves dos |
| Primeiro Orientador: | Zica, Matheus da Cruz e |
| Resumo: | O presente artigo acadêmico que se situa na área de Ciências das Religiões pretende abordar o tema APORTES PARA UMA EDUCAÇÃO PLURAL A PARTIR DO CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE EM MICHEL FOUCAULT. Há hoje relativo consenso no que tange à necessidade de uma educação plural no Brasil haja vista a sua diversidade étnico-cultural e econômica não fazendo sentido uma educação que nivele todos a um padrão. Neste trabalho se coloca a questão de como atingir esse propósito? Como atender as subjetividades humanas diversas sem submete-las ao “leito de Procusto”? Sendo assim o artigo inicia-se situando a Ciências das Religiões em um paradigma cientifico mais amplo e considerando a sua nova nomenclatura conforme a CAPES para assim depois refletir o contexto das novas espiritualidades e nela situar a abordagem dada pelo surpreendente Michael Foucault o qual configura-se pelo cuidado de si (a epimeléia heautou) termo caro à educação, pois atende às demandas éticas de respeito as individualidades dos sujeitos. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Educação plural Espiritualidade Michel Foucault |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20032 |
| Data do documento: | 11-Dez-2020 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RAS12052021.pdf | 778 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
