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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20057
Tipo: Dissertação
Título: As palavras abaixo da cintura: articulações entre a sublimação freudiana e a escrita obscena de Hilda Hilst em Contos d’escárnio/ textos grotescos
Autor(es): Lagazzi, Nicole Corte
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as vicissitudes do processo sublimatório, conforme postulado pela teoria freudiana, na obra obscena de Hilda Hilst (1930-2004) – mais precisamente em Contos d’escárnio/ Textos grotescos (1990). Ao entrelaçar conceitos psicanalíticos e um modo de interpretação literária de cunho psicanalítico, à escrita de uma das maiores autoras da literatura brasileira do séc. XX, colocamo-nos juntos a desafios e limites próprios de uma pesquisa em campo de saber fronteiriço. Partimos da compreensão da sublimação como um dos destinos da pulsão que, através da dessexualização de sua finalidade mantém, ao mesmo tempo, a economia de satisfação, culmina na reorientação da pulsão para alvos não-sexuais e de maior valor social. Daí, perguntamo-nos como poderíamos pensar tal conceito frente às obras literárias de cunho erótico-pornográfico? Para tanto, revisitamos a história desse gênero literário e suas especificidades estéticas e, ao traçarmos as origens e entendimentos das escritas erótica, pornográfica e obscena nos contextos literários, concluímos que elas têm mais pontos em comum do que distanciamentos. Dessa maneira, compreendemos a produção obscena de Hilda Hilst como uma desconstrução irônica do gênero pornográfico que, mesmo assim, aproxima-se do sublime por seu trabalho estético, por sua visível preocupação com o entrelaçamento da forma e do enredo, bem como pelo impacto dessa literatura em nós, leitores. Colocamos em suspensão o postulado freudiano de que a obra produzida em decorrência do processo sublimatório precisa ser socialmente valorizada, pois entendemos que esta acepção é absolutamente móvel no campo das artes, questionador por excelência. Sustentamos a posição de que a escrita erótico-pornográfica de Hilst não pode ser tomada como menor ou menos importante dentro de sua produção, ainda que a autora tenha declarado não mais fazer “literatura séria” a partir de sua tetralogia sacana.
Abstract: Ce travail a pour objectif une investigation des vicissitudes du procès sublimatoire, selon les postulats de la théorie freudienne, dans l’oeuvre obscène de Hilda Hilst (1930-2004), plus précisément dans Contes sarcastiques, Fragments érotiques (1990). En entrelaçant les concepts psychanalytiques et un mode d’interprétation littéraire d’orientation analytique avec l’écriture d’une des plus grandes auteures de la littérature brésilienne du XXieme siècle, nous questionnons, en les défiant, les limites d’une recherche dans un domaine en bordure du savoir. Nous partons de la compréhension de la sublimation comme un des destins de la pulsion qui, par la désexualization de sa finalité, et tout en maintenant une économie de satisfaction, culmine dans sa réorientation vers des fins non sexuelles, de plus grande valeur sociale. De cette manière, nous avons articulé la question de savoir comment penser un tel concept quand il s’agit d’oeuvres littéraires érotico-pornographiques. Pour ce faire, nous avons revisité l’histoire de ce genre littéraire et de ses spécificités esthétiques et, en retraçant les origines et les raisons de l’écriture érotique, pornographique et obscène, nous pouvons conclure qu’elles ont plus de choses en commun que de divergences. Ainsi, nous comprenons la production obscène de Hilda Hilst comme une déconstruction ironique du genre pornographique mais qui, même ainsi, se rapproche du sublime par son travail esthétique, par sa préocupation visible avec l’entrelacs de la forme et de l’intrigue, ainsi que par l’impact de cette littérature sur nous-mêmes, les lecteurs. Nous avons mis en suspension le postulat freudien selon lequel une oeuvre est produite en suivant le processus sublimatoire et nécessite une valorisation sociale car nous comprenons que cette acceptation est mobile, de manière absolue, dans le champ artistique, par excellence questionnant. Nous soutenons la position que l’écriture érotico-pornographique de Hilst ne peut être considérée comme mineure ou majeure dans sa production, même si l’auteure a déclaré ne plus faire de « littérature sérieuse » à partir de sa tétralogie pimentée.
Palavras-chave: Hilda Hilst
Sublimação
Literatura pornográfica
Psicanálise
Trilogia obscena
Sublimation.
Littérature pornographique
Psychanalyse
Trilogie obscène
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20057
Data do documento: 18-Mai-2018
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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