Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20060
Tipo: | TCC |
Título: | Por trás do picadeiro, uma máscara, por trás da máscara, um palhaço. |
Título(s) alternativo(s): | Behind the ring, a mask, behind the mask, a clown. |
Autor(es): | Nascimento, João Fernandes do |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, José Everaldo de Oliveira |
Resumo: | Peço desculpas pela minha pretensão, como parte envolvida nesse trabalho, de achar que essa narrativa autobiográfica possa servir de farol para alguém que busca o caminho que o levará a um porto seguro qualquer. Não tenho a pretensão de concluir ou afirmar uma verdade, sem entrar no mérito de ser comprovado ou não, apenas quero me dar ao direito de compartilhar o que se passa na alma do palhaço e eu como palhaço que sou me sinto com autoridade para tratar do tema, o palhaço por dentro, seu interior, sua alma, sua vida quando você não está com a máscara do palhaço. Não me sigam, estou perdido, mas sempre num caminhar que no palco da vida representa o picadeiro de um circo. Entre quedas, tropeços, risadas e choros, a minha vida se confunde com a do palhaço. É essa história que vou tentar contar e reproduzir, a história de vida do palhaço Cheiroso, isso mesmo palhaço Cheiroso com “c” maiúsculo e com “h” no meio, não é Cheiroso com “x”, não é xero é cheiro! A diferença? É que o cheiro é mais amoroso, poético, aconchegante. Confesso a dificuldade de saber quem é o narrador, se eu ou Cheiroso, então tentarei fazer essa narrativa um bate papo entre o João e o Cheiroso, de forma que os leitores saberão quem está narrando naquele momento. Acredito que o que teremos no final será o João sendo analisado por Cheiroso e Cheiroso sendo analisado por João de uma forma íntima, honesta, leal (um vai saber quando o outro estiver mentindo). Busco de forma simples pesquisar a tristeza do palhaço, o perdedor. Existe tristeza na figura do palhaço? O palhaço pode estar alegre quando está triste? O palhaço nunca chora de tristeza? Quais as verdades que podemos tirar das palavras de um palhaço? É esse lado que tento entender, meus conflitos e negações, que passei até hoje e sempre acompanhado desse palhaço. |
Abstract: | I apologize for my claim, as part of this work, to think that this autobiographical narrative can be a beacon for someone seeking the path that will lead him to any safe harbor. I do not pretend to conclude or affirm a truth, without going into the merit of being proven or not, I just want to give myself the right to share what goes on in the soul of the clown and I as a clown I feel authoritative to deal with fear the clown inside, your insides, your soul, your life when you're not wearing the clown mask. Do not follow me, I am lost, but always in a walk that on the stage of life represents the ring of a circus. Between falls, stumbling, laughter and crying, my life is confused with that of the clown. It is this story that I will try to tell and reproduce, the life story of the clown Cheiroso, that same clown Cheiroso with capital "c" and with "h" in the middle, is not Cheiroso with "x", is not xero is smell! The difference? Is that the smell is more loving, poetic, cozy. I confess the difficulty of knowing who the narrator is, if I or Cheiroso, then I will try to make this narrative a chat between John and Cheiroso, so that readers will know who is narrating at that moment. I believe what we will have at the end will be John being analyzed by Cheiroso and Cheiroso being analyzed by John in an intimate, honest, loyal way (one will know when the other is lying). I simply search the sadness of the clown, the loser. Is there sadness in the clown figure? Can the clown be happy when he is sad? Does the clown never cry with sadness? What truths can we get from the words of a clown? It is this side that I try to understand, my conflicts and denials, that I went through today and always accompanied by this clown. |
Palavras-chave: | Artes Cênicas Palhaços - Bastidores Palhaço (Cheiroso) - Narrativas autobiográficas |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20060 |
Data do documento: | 25-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFN 07102019.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons