Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20062
Tipo: | TCC |
Título: | Elba Ramalho : o gesto vocal presente na voz de uma cantriz. |
Título(s) alternativo(s): | Elba Ramalho: the vocal gesture present in the voice of a singer. |
Autor(es): | Melo, Maria Aparecida Silva de |
Primeiro Orientador: | Silva, Elthon Gomes Fernandes da |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso define como tema os recursos vocais do canto de Elba Ramalho, na música Ave Maria Sertaneja, uma composição de Júlio Ricardo e Osvaldo de Oliveira, conhecida nacionalmente por sua primeira gravação na voz de Luiz Gonzaga. Partindo da observação de que a voz cantada não é apenas o corpo que fala, mas também se presta para exprimir sentimentos e emoções, através dos variados recursos componentes da estética vocal, esta pesquisa propõe-se tecer considerações acerca dos recursos vocais interpretativos no canto de Elba Ramalho, bem como as emoções e lembranças geradas no ouvinte a respeito desse canto. Para tanto, as bases epistemológicas serão constituídas a partir do conceito sobre recursos vocais presentes numa partitura vocal para o Teatro. O material de análise para este trabalho envolve a canção Ave Maria Sertaneja e a entrevista realizada com grupo de ouvintes. Espera-se demonstrar como a correlação entre a linguagem musical e teatral é observada na identidade vocal da cantora Elba Ramalho, de modo a produzir nos ouvintes significativas impressões relacionadas a uma ênfase teatral durante a voz cantada. |
Abstract: | This course conclusion paper defines the vocal resources of Elba Ramalho's singing in the song Ave Maria Sertaneja, a composition by Júlio Ricardo and Osvaldo de Oliveira, nationally known for its first recording in the voice of Luiz Gonzaga. Leaving from the observation that the singing voice is not only the body that speaks, expressing feelings and emotions, through the varied features of vocal aesthetics, this research proposes to make considerations about the interpretative vocal resources on Elba Ramalho singing, as well as the emotions and memories generated in the listener about this song. Therefore, the epistemological bases will be constituted from the concept about the vocal resources presents in a vocal score for the theater. The analisis material for this work involves the song Ave Maria Sertaneja and the interview with a group of listeners. It is expected to demonstrate how the correlation between musical and theatrical language is observed in the vocal identity of singer Elba Ramalho, in order to produce in the listeners significant impressions related to a theatrical emphasis during the singing voice. |
Palavras-chave: | Teatro - Linguagem musical Estética Vocal Elba Ramalho - Recursos vocais Arte Cênica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20062 |
Data do documento: | 27-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MASM07102019.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons