Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20131
Tipo: Dissertação
Título: Análise do processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Farias, Rachel Nóbrega Toscano de
Primeiro Orientador: Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de
Resumo: O estudo teve como objetivo geral analisar o processo de Gestão da Informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, setor responsável pelo planejamento, execução e avaliação do Plano de Capacitação e Qualificação dos servidores da Instituição. Os objetivos específicos tiveram como base o modelo de gestão da informação proposto por Chun Wei Choo, que possui um ciclo contínuo de seis processos correlatos. Em relação aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A obtenção dos dados foi efetuada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas e grupos focais e para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que o processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação apresenta lacunas no ciclo informacional que afetam as atividades desenvolvidas pela Divisão, dificultando o acesso e o uso da informação pelos seus usuários. Destarte, constatou-se a necessidade da implementação de uma gestão da informação sob uma perspectiva profissional para que a Divisão alcance seus objetivos. Por fim, foram elaboradas algumas diretrizes capazes de orientar a elaboração de futuros planos de capacitação e qualificação.
Abstract: The study had as general objective to analyze the process of information management in the Division of education and professional qualification of the pro rectory of people management of Universidade Federal da Paraíba, sector responsible for the planning, execution and evaluation of training and qualification plan of the institution's servers. The specific objectives were based on the information management model proposed by Chun Wei Choo, which has a continuous cycle of six related processes. Regarding the methodological procedures, it was characterized as an applied, exploratory and descriptive research with a qualitative approach. Data were obtained from the bibliographic and documentary research, together with semi-structured interviews and focus groups and for data analysis, the content analysis technique was used. The results showed that the information management process in the Education and Training Division presents gaps in the informational cycle that affect the activities developed by the Division, hindering the access and use of information by its users. Destarte, it was found the need to implement an information management from a professional perspective for the Division to achieve its objectives. Finally, some guidelines were elaborated to guide the elaboration of future training and qualification plans.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional
Plano de Capacitação e Qualificação
Informação
Gestão da informação
Organizational learning
Training and Qualification Plan
Information
Information management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20131
Data do documento: 14-Nov-2019
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RachelNóbregaToscanoDeFarias_Dissert.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons