Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20131| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Análise do processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Universidade Federal da Paraíba |
| Autor(es): | Farias, Rachel Nóbrega Toscano de |
| Primeiro Orientador: | Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de |
| Resumo: | O estudo teve como objetivo geral analisar o processo de Gestão da Informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, setor responsável pelo planejamento, execução e avaliação do Plano de Capacitação e Qualificação dos servidores da Instituição. Os objetivos específicos tiveram como base o modelo de gestão da informação proposto por Chun Wei Choo, que possui um ciclo contínuo de seis processos correlatos. Em relação aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A obtenção dos dados foi efetuada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas e grupos focais e para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que o processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação apresenta lacunas no ciclo informacional que afetam as atividades desenvolvidas pela Divisão, dificultando o acesso e o uso da informação pelos seus usuários. Destarte, constatou-se a necessidade da implementação de uma gestão da informação sob uma perspectiva profissional para que a Divisão alcance seus objetivos. Por fim, foram elaboradas algumas diretrizes capazes de orientar a elaboração de futuros planos de capacitação e qualificação. |
| Abstract: | The study had as general objective to analyze the process of information management in the Division of education and professional qualification of the pro rectory of people management of Universidade Federal da Paraíba, sector responsible for the planning, execution and evaluation of training and qualification plan of the institution's servers. The specific objectives were based on the information management model proposed by Chun Wei Choo, which has a continuous cycle of six related processes. Regarding the methodological procedures, it was characterized as an applied, exploratory and descriptive research with a qualitative approach. Data were obtained from the bibliographic and documentary research, together with semi-structured interviews and focus groups and for data analysis, the content analysis technique was used. The results showed that the information management process in the Education and Training Division presents gaps in the informational cycle that affect the activities developed by the Division, hindering the access and use of information by its users. Destarte, it was found the need to implement an information management from a professional perspective for the Division to achieve its objectives. Finally, some guidelines were elaborated to guide the elaboration of future training and qualification plans. |
| Palavras-chave: | Aprendizagem organizacional Plano de Capacitação e Qualificação Informação Gestão da informação Organizational learning Training and Qualification Plan Information Information management |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20131 |
| Data do documento: | 14-Nov-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RachelNóbregaToscanoDeFarias_Dissert.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
