Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20136| Tipo: | TCC |
| Título: | Os saberes ambientais dos alunos dos cursos técnicos de nível médio da ETS/UFPB |
| Autor(es): | Silva, Karine da |
| Primeiro Orientador: | Abílio, Francisco José Pegado |
| Segundo Orientador: | Lopes, Theóffillo da Silva |
| Resumo: | O crescimento industrial desenfreado da globalização e a as diversas ações proporcionadas pelo homem remetem a discussões na educação, de forma transdisciplinar, em todos os níveis de ensino, sobre a crise ambiental. Diante disso, essa pesquisa buscou investigar os saberes ambientais dos alunos dos cursos técnicos da Escola Técnica de Saúde da UFPB antes e após a aplicação de um curso de extensão intitulado: “Meio Ambiente e Ação Humana: uma perspectiva educacional na formação do técnico”. O curso promoveu discussões sobre a relação do homem com o meio ambiente e as consequências das ações do mesmo no planeta. Para isso, foi utilizada uma pesquisa-ação de caráter qualitativo durante a aplicação do curso e houve a aplicação de dois questionários, um ao início e outro ao final do curso. Como resultado, obtivemos o desenvolvimento de uma maior criticidade dos alunos e uma quebra de pensamentos reducionistas acerca das questões ambientais que envolvem suas práxis. |
| Abstract: | Or the unrestrained industrial growth of the globalization of the several years provided by man leads to discussions in education, in a transdisciplinary way, in all children of education, about an environmental crisis. On the other hand, this research seeks to investigate the environmental knowledge of two or two technical courses from the Technical School of Health at UFPB before applying the extension course entitled: "Human environment and human resources: an educational perspective in technical training". The course promotes your discussions about the relationship between home and the environment and the consequences of the same planet. For this, it was used as a qualitative research during the course application and during the application of the questionnaires, at the beginning and at the end of the course. As a result, we obtain or develop a criticism of two of them and a failure of reductionist thoughts on the enviromental issues surrounding their practices. |
| Palavras-chave: | Educação ambiental Meio ambiente Saberes ambientais |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20136 |
| Data do documento: | 9-Mai-2021 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RS26052021.pdf | 669,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
